Financiamento municipal à segurança é tema de debate no Simpósio

Publicada em 31/07/2014 às 14:16

Financiamento
A doutora Ursula Dias Peres, titular do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da Universidade de São Paulo (USP), falou do estudo realizado para levantamento, organização e análise de dados sobre finanças municipais com foco em segurança pública. “A partir da comparação entre estrutura de geração de receitas e despesas realizadas com políticas de ações na área, avaliou-se o modo como o crescimento do papel atribuído a esse ente da federação no campo da segurança pública tem impactado os orçamentos municipais e as capacidades de investimento na área”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM
Prefeito anuncia investimentos em segurança pública
VEJA FOTOS DO 8º ENCONTRO DO FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA

Debates focam o que a Prefeitura já tem feito

Debates focam o que a Prefeitura já tem feito

De acordo com o ministro José Eduardo Cardozo, nos últimos 12 anos, os recursos destinados a investimentos na segurança pública no País saltaram de R$ 1,2 bilhão para R$ 3,6 bilhões – marca atingida pelo Governo Federal em 2014. “Precisamos discutir as matrizes de responsabilidade que cabem a cada um, União, Estados e municípios”, comentou. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, também participou do evento.

Em Jundiaí, a atual administração municipal tem investido fortemente na Guarda Municipal, com a contratação de novos GMs – a formatura é nesta sexta-feira (1), às 9h, no Parque da Uva – compra de equipamentos, instalação de novas câmeras de monitoramento, armamento não-letal, implantação da base da GM na região central e do Canil da Guarda Municipal no Medeiros, além dos cursos de capacitação – como o do programa federal de combate às drogas ‘Crack É Possível Vencer’.

O patrulhamento comunitário, as rondas nas escolas municipais e o trabalho integrado com as polícias Civil e Militar têm tido excelentes resultados no combate à violência na cidade.

Em relação aos órgãos de segurança sob responsabilidade do Governo do Estado, o prefeito Pedro Bigardi já anunciou a doação de uma área para instalação do 49º Batalhão da Polícia Militar no Caxambu; aluguel de um prédio no Centro para a 1ª Companhia do 11º Batalhão da PM; e a construção de uma nova unidade do 19º Grupamento de Bombeiros (GB) na Ponte São João;

“Estou muito feliz por ter participado do 8º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, representando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e o prefeito Pedro Bigardi. Pude ver aqui muitas ideias e ações para a segurança, inclusive internacionais, que já são praticadas ou que estão sendo implementadas em Jundiaí, principalmente no que diz respeito ao enfrentamento do uso e da venda ilegal de drogas. Temos muito a ser feito neste sentido na cidade, mas tenho certeza que a população já sentiu a diferença”, destacou Thiers Costa Marques Neto, coordenador do GGIM.

O que é
O GGIM é um espaço de interlocução permanente entre a Prefeitura de Jundiaí e as instituições do sistema de Justiça criminal e de promoção da segurança pública no âmbito local visando a redução da violência na cidade.
É um elo entre o gabinete do prefeito e os órgãos de segurança pública. O grupo é formado por representantes do Poder Executivo e Legislativo municipal, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Estado de Educação.

Emerson Leite
Fotos: PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/31/jundiai-integracao-entre-policias-e-palavra-de-ordem-no-brasil-2/