Novos GMs já estão trabalhando nas ruas de Jundiaí

Publicada em 04/08/2014 às 16:29

Os 68 novos guardas municipais contratados pela Prefeitura de Jundiaí iniciaram oficialmente nesta segunda (4) o trabalho na corporação. Divididos em turnos, eles já foram escalados em diversos setores, como patrulhamento comunitário em viaturas, patrulhamento a pé no calçadão e em postos de serviços. Desde 2003 essas contratações não eram realizadas.

Logo pela manhã, o subcomandante Paulo Vicente Soares deu as boas vindas a todos, desejou sucesso no trabalho e mostrou, por meio de exemplos, a importância de se respeitar a hierarquia e a disciplina. “Isso é para que eles sempre respeitem a importância da Guarda Municipal e, principalmente, valorizem os GMs com mais tempo de casa que os ajudarão nas tarefas do dia a dia”, destaca Soares.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí ganha 68 novos guardas municipais
Prefeito participa de inauguração do novo posto da DAE

Homem é detido pela Guarda Municipal após praticar roubos

GMs participaram de um curso que durou 5 meses

GMs participaram de um curso que durou 5 meses

Com a integração de outros guardas, os “recrutas” poderão ser vistos em viaturas e em patrimônios públicos como o Paço Municipal, a Câmara Municipal e outros. Com os 68 novos guardas, a corporação de Jundiaí passa a ter 370 integrantes.

Os servidores foram contratados por meio de concurso realizado pela atual administração. O aumento do efetivo faz parte do Programa de Metas. Na solenidade de formatura, realizada sexta-feira (1), no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), o prefeito Pedro Bigardi parabenizou os formandos e destacou que esses novos GMs nas ruas são sinônimo de mais segurança no município.

“Com eles, trabalharemos ainda mais a descentralização da corporação”, destacou o chefe do Executivo, lembrando que o Centro de Jundiaí ganhou recentemente uma base da Guarda. Além disso, será construído o canil da GM no bairro Medeiros.

O comandante da GM, José Roberto Ferraz, comentou que o curso preparatório para esses novos GMs durou 5 meses, com grade curricular de 800 horas/aula, divididas em atividades teóricas, com aulas de direitos humanos, cidadania e políticas públicas; e práticas, com aulas de preservação da vida, de uso progressivo da força e táticas. “Tudo isso com o foco no patrulhamento comunitário”.

Ele reforçou que a GM trabalha basicamente na prevenção primária e que presta apoio às outras forças de segurança. “Além dessa integração e apoio, também houve a reestruturação do Gabinete de Gestão Integrada, o GGIM.”

Confira AQUI as fotos da cerimônia de formatura dos novos guardas.

Mais segurança
Além de realizar o concurso, investir nas instalações da base no Centro e canil no Medeiros, a atual administração tem trabalhado muito em prol da segurança. Entre os destaques está a compra de novos equipamentos, instalação de novas câmeras de monitoramento, armamento não-letal, além dos cursos de capacitação, como o do programa do Governo Federal “Crack, é Possível Vencer”.

O patrulhamento comunitário, as rondas nas escolas municipais e o trabalho com as polícias Civil e Militar têm resultado em excelentes índices de combate à violência na cidade.

Além disso, com relação a órgãos de segurança sob responsabilidade do Governo do Estado, o prefeito Pedro Bigardi anunciou a doação de uma área para a instalação do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior no Caxambu; e a construção de uma nova unidade do 19ª Grupamento de Bombeiros na Ponte São João.

Assessoria de Imprensa GM
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/04/novos-gms-ja-estao-trabalhando-nas-ruas-de-jundiai/
Leia mais sobre