Cultura e Sindicato dos Metalúrgicos estudam parceria
Publicada em 04/08/2014 às 16:31Os secretários de Cultura, Tércio Marinho, e da Casa Civil, José Carlos Pires, além do diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze, visitaram nesta segunda-feira (4) a nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região. O espaço contará com o Museu do Metalúrgico e o CineArte.
O trio foi recebido pelo presidente do sindicato, Eliseu Silva Costa, pelo diretor Luis Carlos de Oliveira, pelo secretário-geral Natanael Onofre Matias, o Caé, e pelo advogado Erazê Sutti. Na oportunidade, foi discutida a parceria entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a Secretaria de Cultura, que irá contribuir com a programação do cineclube e do Museu do Metalúrgico.
LEIA TAMBÉM
Novos GMs já estão trabalhando nas ruas de Jundiaí
Prefeito participa de inauguração do novo posto da DAE
A nova sede do sindicato será inaugurada no próximo dia 11 (segunda-feira). Com 2,3 mil m² de área construída, divididos em cinco andares, a nova sede tem como diferencial o Museu do Metalúrgico, que conta a história da metalurgia e dos trabalhadores por meio de fotos, publicações – como o primeiro boletim do sindicato, datado de 1961 – e recursos audiovisuais.
O espaço também traz peças de várias épocas cedidas pelas empresas, a exemplo da máquina de costura da antiga Vigorelli. “O Museu do Metalúrgico era um sonho que se concretizou. Tem como objetivo resgatar a memória de quem lutou e valorizar os aposentados, pois se não fossem eles, não haveria história”, disse Eliseu.
Inédito
Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o Museu do Metalúrgico é uma grande contribuição para a cultura e história da cidade. “O museu valoriza a luta e a resistência dos metalúrgicos que contribuíram para a pujança do Brasil. É um projeto inédito no País, que integra gerações e mostra o sindicato alinhado com a história e o futuro”.
O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, destacou a importância dos metalúrgicos na construção de Jundiaí. “A metalurgia faz parte do processo de industrialização da cidade. É um setor em expansão e a ideia de fazer este museu é importante no resgate e preservação desta memória”.
Cineclube
A nova sede do sindicato também conta com o CineArte, um cineclube com 34 lugares, destinado a exibição de filmes e documentários. A Secretaria de Cultura irá contribuir com a programação, que será aberta ao público. “Será um espaço a mais para a cidade, com sessões de filmes, não só para os filiados mas para o público em geral”, completa Eliseu.
Viviane Rodrigues
Fotos: PJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Conselho de Relações Internacionais de Jundiaí encerra o ano com balanço positivo de ações
-
14/12/2024
Nova sede da Polícia Militar Ambiental é inaugurada em Jundiaí
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população