Mutirão de castração volta ao Santa Gertrudes
Publicada em 07/09/2014 às 13:09A Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) realiza de 13 e 14 de setembro um novo mutirão de castração de cães e gatos, no Jardim Santa Gertrudes. O atendimento será feito às pessoas que fizeram o cadastro anteriormente e a mais outras 300, que necessitam fazer inscrição. Somente os moradores do bairro podem fazer a inscrição (há necessidade de apresentar o comprovante de residência).
Os interessados devem procurar a unidade de saúde (UBS) Santa Gertrudes, nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9). O espaço fica na rua Alice Guimarães Pellegrini, 780, e as inscrições podem ser feitas das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Para fazer o cadastro é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. Não é necessário levar o animal para o cadastramento, mas o proprietário receberá todas as orientações pré-operatórias para seguir no dia da castração. Nas datas previstas, o mutirão será realizado exclusivamente para animais cadastrados na escola Emeb Professora Mercedes Basile Bonito.
LEIA TAMBÉM
Prefeito acompanha mutirão de castração
A proteção aos animais faz parte do Programa de Metas da Prefeitura, criado ano passado pelo prefeito Pedro Bigardi. “Além dos mutirões que estão sendo realizados é importante o trabalho de educação e orientação da Cobema, para evitar maus tratos e abandono de animais”, destacou o prefeito, em visita recente ao mutirão.
Essa cooperação entre Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que cuida da Cobema, e Secretaria Municipal de Saúde, garante um novo esforço intensivo para o cuidado com a saúde e com o controle populacional de animais domésticos.
Chip
Além da castração, outra tecnologia está sendo investida com a microchipagem, com a inserção de um chip no animal, que possibilita a identificação do dono, inibindo o número de abandonos.
A responsável pela Cobema, Alessandra Benedetti Ferreira, ressalta que além dos mutirões espalhados pela cidade, existe o trabalho permanente da coordenadoria. “O dono do animal pode fazer uma solicitação pelo telefone 156 e com o número do protocolo entrar em contato para que a equipe vá até o bairro castrar”.
O principal objetivo da castração é o controle populacional de cães e gatos, além de inibir doenças e fugas do animal. Com o reforço de uma prestadora de serviços, a equipe de 9 veterinários e 12 ajudantes, realiza cerca de 20 castrações por hora.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão