Prefeito acompanha mutirão de castração

Publicada em 31/08/2014 às 18:00

Na manhã deste sábado (30), o prefeito Pedro Bigardi, acompanhado da primeira-dama, Margarete Bigardi e da filha, Patrícia Bigardi, acompanhou o mutirão de castração no Jardim Santa Gertrudes, realizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Bem Estar Animal (Cobema).

A proteção aos animais faz parte do Programa de Metas da Prefeitura, criado pelo chefe do Executivo. “Além dos mutirões que estão sendo realizados, é importante o trabalho de educação e orientação do Cobema, para evitar maus tratos e abandono de animais”, frisa Bigardi. Além das ações, a Prefeitura contratou dois novos veterinários para ampliar o trabalho da equipe da coordenadoria.

LEIA TAMBÉM
Prefeito Pedro Bigardi visita a G9 Galeria Pública de Arte
Prefeitura abre nesta segunda (1) festividades da Semana da Pátria

 Prefeito frisa a ampliação do Cobema em 2015

Prefeito frisa a ampliação do Cobema em 2015

No mutirão, que acontece no sábado e domingo (30 e 31), serão castrados 400 animais entre gatos e cachorros. Além disso, outra tecnologia está sendo investida pela Prefeitura, a microchipagem. “O chip inserido no animal possibilita a identificação do dono, inibindo o número de abandonos. Em 2015 vamos intensificar o trabalho nessa área, avançando na estrutura física e material do Cobema. Um novo local já está em estudo, para que esse excelente trabalho seja ampliado”, completa o prefeito.

A coordenadora do Cobema, Alessandra Benedetti Ferreira, ressalta que além dos mutirões espalhados pela cidade, existe o trabalho permanente da coordenadoria. “O dono do animal pode fazer uma solicitação pelo 156 e com o número do protocolo entrar em contato para que a equipe vá até o bairro castrar”.

O principal objetivo da castração é o controle populacional de cães e gatos, além de inibir doenças e fugas do animal. Com o reforço de uma prestadora de serviços, a equipe de 9 veterinários e 12 ajudantes realiza cerca de 20 castrações por hora.

Dona Maria Gouvêa leva os 19 gatos para castração no Santa Gertrudes

Dona Maria Gouvêa leva os 19 gatos para castração no Santa Gertrudes

Após recuperar 19 gatos que seriam abandonados, Dona Maria Gouvêa os acolheu e cadastrou para a operação. “Eu sou apaixonada por animais, mas já são muitos e não posso deixar que se reproduzam. Aproveitei a oportunidade da Prefeitura e trouxe todos”.

A novidade nesse mutirão é que os donos que estiverem esperando a cirurgia do animal, que dura cerca de uma hora, poderão acompanhar um vídeo educacional sobre orientações de como cuidar nos animais e guarda responsável.

Luiza Ronchi
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/31/prefeito-acompanha-mutirao-de-castracao-no-santa-gertrudes/