Centro Pop muda realidade de moradores de rua em Jundiaí

Publicada em 15/09/2014 às 10:20

Nascido em Pernambuco, Ozenildo de Lucena Bento, de 44 anos, passou pelo Rio de Janeiro e por diversas cidades do Estado de São Paulo antes de chegar a Jundiaí. Com a vida marcada por dificuldades familiares e problemas com dependência química, o ex-morador de rua diz que chegou a desacreditar de si mesmo. No entanto, sua vida começou a mudar há cerca de seis meses, quando foi abordado pela equipe da Secretaria de Assistência Social (Semads) e convidado a conhecer o Centro de Referência Especializado da Assistência Social para população em situação de rua, o Centro Pop.

De acordo com a coordenadora Cláudia Sianga, a principal função do Centro Pop é devolver a dignidade aos assistidos, como Ozenildo. “Nosso papel é o resgate da cidadania. Aqui na unidade, os recém-chegados passam por um cadastro e pela triagem e têm a oportunidade de regularizar as documentações como RG, CPF e Carteira de Trabalho”, explica Cláudia.

LEIA TAMBÉM
Prefeito assina R$ 108 milhões para habitação
PAT amplia 1.300% número de recolocados no mercado

Com auxílido do Centro Pop, Ozenildo já está inserido no mercado de trabalho

Com auxílido do Centro Pop, Ozenildo já está inserido no mercado de trabalho

Foi com o auxílio do Centro Pop e de entidades parceiras que Ozenildo conseguiu deixar a dependência química e atualmente está trabalhando como controlador de acesso. “Eu estava jogado na praça quando a equipe da abordagem me encaminhou para o Pop. Aqui tirei meus documentos e tive todo apoio necessário para mudar de vida”, lembra.

Orgulhosa, a psicóloga Sandra Rosa Marine, que vem acompanhando toda a trajetória de Ozenildo, conta que ele é um exemplo para as outras pessoas que estão na situação que ele estava. “Acho importante essa garra, ele é um exemplo, uma pessoa de fibra”, diz.

“Eu incentivo os outros a mudar de vida. Muitos me dizem que se eu consegui, eles também conseguem”, comenta Ozenildo.

Centro Pop
Conforme determina a Política Nacional da Pessoa em Situação de Rua, o Centro Pop foi inaugurado na cidade em setembro de 2011, com o objetivo de dar atendimento e auxílio para todas as pessoas que estão na cidade apenas de passagem ou que estão morando nas ruas.

As demandas do serviço normalmente incluem a procura por albergue, moradia, passagem para a cidade onde possui vínculos familiares, busca de emprego, internação para tratar a dependência química, regularização de documentos e tratamento de saúde.

No Centro Pop, os atendidos passam pela triagem e depois são encaminhados para diversas atividades, como atendimento psicológico, tratamento para dependência química ou tratamento de saúde, de acordo com a necessidade.

Joana e Cláudia: trabalho para ajudar pessoas em situação de rua

Joana e Cláudia: trabalho para ajudar pessoas em situação de rua

O lazer também faz parte do trabalho. No local os assistidos participam do Projeto Acolher, uma roda de conversa com especialista para que sintam-se acolhidos pelo Centro, de terapia ocupacional. Além disso, toda quinta-feira tem o “Cine Pop”, sessão de filmes, com direito a pipoca para todos os participantes.

Estrutura
De acordo com a diretora da Semads, Joana Prudêncio, entre psicólogos, técnicos, assistentes sociais, educadores, coordenação e administração, a equipe do Pop é composta por 13 servidores. “Esses profissionais trabalham diariamente para ajudar as pessoas em situação de rua mudarem de vida e serem inseridas na sociedade”, comenta.

Qualquer pessoa que esteja morando na rua ou que chegou a Jundiaí e não tem como seguir para outra cidade, pode ser encaminhada ao Centro Pop, localizado na rua Prudente de Morais, nº 1830, Centro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/15/centro-pop-muda-realidade-de-moradores-de-rua-em-jundiai/