1º Congresso de Saúde Bucal começa nesta quinta (25)
Publicada em 23/09/2014 às 19:31Com mais de 150 inscrições, começa nesta quinta-feira (25) o 1º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Saúde. A abertura contará com a presença do prefeito Pedro Bigardi e do coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca.
A proposta do evento, inédito na área de odontologia na cidade, é debater as novas perspectivas da saúde bucal na rede pública de saúde e proporcionar uma integração entre os profissionais. O congresso será realizado no auditório do Ciesp.
Além de Jundiaí, confirmaram presença profissionais de Várzea Paulista, Campo Limpo e Jarinu entre outros municípios da região.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO
Segundo o coordenador de Saúde Bucal de Jundiaí, o cirurgião dentista José Clóvis Tomazzoni de Oliveira, um dos focos do evento será a questão do acolhimento. As palestras serão sobre temas como atendimento à gestante e primeiríssima infância, prevenção, atendimento domiciliar, urgência em odontologia, entre outros.
Nesta quinta-feira, após a solenidade de abertura, a equipe da coordenação de saúde bucal da Prefeitura de Jundiaí vai apresentar um balanço completo sobre o trabalho do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A equipe mostrará ainda a pesquisa de satisfação realizada neste ano.
Um dos destaques do congresso será a apresentação do resultado parcial do levantamento epidemiológico sobre saúde bucal do jundiaiense que está sendo realizado na cidade. A apresentação será feita pelas dentistas Evely Sartorti e Marília Batista na sexta-feira (26), às 8h30.
“Programamos também uma parte lúdica e social. No dia 25, teremos um happy hour e show com o humorista Marlon Rossi, no Tênis Clube. E no dia 26, no encerramento, uma palestra especial sobre o uso da hipnose no tratamento odontológico, com Fabio Puentes”, adianta José Clóvis.
Rede
Em Jundiaí, o setor de saúde bucal prioriza, na atenção básica, o atendimento de crianças e adolescentes, gestantes, idosos, pessoas com necessidades especiais e portadores de doenças crônicas. Além da atenção básica, que está presente em 28 das 37 unidades de saúde, o setor conta ainda com a atenção secundária no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e promove campanhas preventivas nas escolas e também visitas domiciliares no caso de pacientes de pouca mobilidade.
Na atenção terciária (de urgências e emergências), o setor também conta com equipes no pronto-atendimento PA Central 24 Horas e está com espaços reservados no novo sistema descentralizado, começando pela UPA Novo Horizonte.
Balanço
Em 2013, o CEO realizou 23.618 procedimentos, 52% em comparação a 2012, quando foram realizados 15.529 procedimentos. Para este ano de 2014, a previsão é de que o Centro realize 28 mil procedimentos.
De acordo com o gerente do CEO, João Luís Tomazzoni de Oliveira, em julho deste ano o centro de especialidades bateu o recorde na quantidade de pacientes agendados (1.213). “E em agosto conseguimos alcançar, segundo nossa pesquisa de satisfação, 100% de pacientes satisfeitos com o serviço”, destaca.
Niza Souza
Foto: Arquivo
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial