Ação Pedestre volta ao Centro e mobiliza centenas

Publicada em 22/09/2014 às 16:12

A região central de Jundiaí recebeu pela segunda vez a “Ação Pedestre”, nesta segunda-feira (22). A atividade mobilizou centenas de pedestres e motoristas, numa parceria entre a Secretaria de Transportes e a Polícia Militar. O trabalho já havia sido realizado dia 18.

O Ação Pedestre faz parte da Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro. Ela conta com educadores e agentes de trânsito, atores, além do mascote Farolito. No primeiro dia, na rua do Rosário, a ação atingiu 183 pessoas. Desta vez, a equipe orientou 243 pessoas e entregou panfletos no Largo São Bento, próximo à rua Campos Salles.

LEIA TAMBÉM
Transportes implanta semáforos na Vila Maringá

Experiência no trânsito de Jundiaí é exemplo em seminário estadual

População é orientada na ‘Ação Pedestre’

De acordo com a diretora de Trânsito da Prefeitura, Regina Romão, foi possível detectar a desatenção dos pedestres, na maioria das vezes. “A campanha os orienta a utilizarem a faixa pela segurança, mas temos visto que as pessoas se distraem usando o telefone celular. Isso pode causar algum tipo de acidente.”

Segundo a responsável pela Divisão de Educação e Estatística da Secretaria de Transportes, Juliana Maria Maia, a ação tem se mostrado positiva. “Os cidadãos quase sempre dizem que estão com pressa. Depois que orientamos e dizemos a importância de utilizar a faixa, eles entendem e nos parabenizam.”

O número de mortes por atropelamento tem caído significativamente em Jundiaí. Em 2008, segundo dados da Secretaria de Transportes, foram 17 óbitos. O número caiu para quatro em 2013. “Fazemos muitas ações de educação no trânsito em escolas com crianças (neste ano quase 5 mil alunos foram atendidos), empresas e motociclistas”, completa Juliana.

Como um multiplicador, o aposentando Vicente dos Santos Gonçalves ressaltou a importância da campanha. “Eu sempre dou um toque quando vejo alguém atravessando fora da faixa. Até podem me chamar de chato, mas sei que é preciso estar atento e manter a segurança”, brinca.

Próximo ano
Neste ano a campanha destinada aos motociclistas, “Pilote com Segurança, Dê Preferência à Vida!”, já atingiu mais de 10 mil pessoas, com o objetivo de combater a constatação de que 80% dos acidentes são com motos.

Para o início de 2015, Regina Romão conta que a expectativa é realizar um semestre de ações voltadas ao pedestre. “Vamos focar na prevenção de acidentes com pessoas que andam a pé, além de conscientizar também os motoristas.”

Cuidados devem ser tomados na travessia

Ações da semana
Com a meta de atingir mais de 50 mil pessoas, a Secretaria de Transportes realiza outras ações com atividades educativas, orientação e capacitação. “Em 2013 realizamos 17 campanhas, atendendo mais de 50 mil pessoas. Até o início de setembro de 2014, já orientamos mais de 34 mil pessoas e esperamos superar 2013”, comenta a diretora.

Nesta terça-feira (23), uma moto blitz educativa será realizada na avenida dos Imigrantes e na quarta (24) na avenida União dos Ferroviários. “As iniciativas têm como maior objetivo a orientação do motorista, mas também de fiscalização. É preciso que o motorista esteja consciente de que qualquer irregularidade oferece risco para outras pessoas”, frisa Regina Romão.

Luiza Ronchi
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/22/semana-do-transito-acao-pedestre-volta-ao-centro/
Leia mais sobre