Prefeito abre o 1º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal
Publicada em 25/09/2014 às 17:20Começou nesta quinta-feira (25) o 1º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal, promovido pela Prefeitura de Jundiaí. Cerca de 120 profissionais, dentistas e auxiliares odontológicos, de Jundiaí, Várzea Paulista e Itupeva, participaram da abertura, realizada no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O prefeito Pedro Bigardi e o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca, presidiram o evento.
O prefeito destacou a premiação de Jundiaí no programa Brasil Sorridente deste ano. A cidade foi a primeira colocada no Estado de São Paulo e a quinta no Brasil, na categoria dos municípios com mais de 300 mil habitantes. “Fico feliz com os prêmios e em poder proporcionar esse evento na cidade. Mas muito mais do que a premiação, o importante é o trabalho que vocês, dentistas, fazem e o investimento na área da saúde bucal”, disse.
MAIS SAÚDE
Programa de ‘internação domiciliar’ do São Vicente transforma vidas
Enfermagem: Simpósio discute novidades no tratamento de feridas
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CONGRESSO
O secretário de Saúde, Gerson Vilhena, também destacou o trabalho dos profissionais que estão na ponta. “Vocês fizeram com que Jundiaí desse esse salto na saúde bucal, que entrou no planejamento estratégico da Secretaria de Saúde.” Vilhena ainda frisou o trabalho de integração desde a atenção básica até o atendimento de urgência e emergência. “O desafio agora é manter a cidade nessa posição de destaque.”
O coordenador nacional Gilberto Pucca disse que Jundiaí é modelo na área de saúde bucal. “Jundiaí é a cidade que temos uma das parcerias de mais êxito no governo federal nessa área”, afirmou. Ele apresentou ainda alguns números sobre a evolução da saúde bucal no Brasil. “Atualmente, 44% das crianças até 12 anos são consideradas livres de cárie. Segundo a ONU, o Brasil tem hoje o maior programa público de saúde bucal no mundo”, informou.
O presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) – Regional de Jundiaí, José Antônio Kachan Júnior, também prestigiou a abertura do congresso e destacou os avanços da odontologia na cidade. “A cidade recebeu o prêmio Brasil Sorridente graças ao incentivo da Prefeitura e, principalmente, dos profissionais que prestam esse trabalho na cidade. Esse prêmio vai marcar nossa cidade.”
Participaram da cerimônia, ainda, o representante do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Wilson Chediek, o coordenador de Saúde Bucal do município, José Clóvis Tomazzoni de Oliveira, e o presidente da Escola de Governo da Prefeitura, Marcelo Lo Mônaco.
Evento
A proposta do evento, inédito na área de odontologia na cidade, é debater as novas perspectivas da saúde bucal na rede pública de saúde e proporcionar uma integração entre os profissionais. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o coordenador José Clóvis, “queremos humanizar cada vez mais o atendimento odontológico na cidade”, destacou. As palestras programadas são sobre temas como atendimento à gestante e primeiríssima infância, prevenção, atendimento domiciliar, urgência em odontologia, entre outros.
O congresso termina nesta sexta-feira (26). A programação começa às 8h30, com a apresentação do resultado parcial do levantamento epidemiológico sobre saúde bucal do jundiaiense que está sendo realizado na cidade. A apresentação será feita pelas dentistas Evely Sartorti e Marília Batista. Destaque também para a palestra sobre hipnose, com Fabio Puentes.
Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
-
21/05/2024
Jundiaí vai com delegação de 160 pessoas para Jomi em Campo Limpo Paulista
-
11/05/2024
Futuro centro de referência da infância, no Novo Horizonte, atinge 80% de obras concluídas