Prefeito abre o 1º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal

Publicada em 25/09/2014 às 17:20

Começou nesta quinta-feira (25) o 1º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal, promovido pela Prefeitura de Jundiaí. Cerca de 120 profissionais, dentistas e auxiliares odontológicos, de Jundiaí, Várzea Paulista e Itupeva, participaram da abertura, realizada no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O prefeito Pedro Bigardi e o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca, presidiram o evento.

O prefeito destacou a premiação de Jundiaí no programa Brasil Sorridente deste ano. A cidade foi a primeira colocada no Estado de São Paulo e a quinta no Brasil, na categoria dos municípios com mais de 300 mil habitantes. “Fico feliz com os prêmios e em poder proporcionar esse evento na cidade. Mas muito mais do que a premiação, o importante é o trabalho que vocês, dentistas, fazem e o investimento na área da saúde bucal”, disse.

MAIS SAÚDE
Programa de ‘internação domiciliar’ do São Vicente transforma vidas

Enfermagem: Simpósio discute novidades no tratamento de feridas

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CONGRESSO

Prefeito Pedro Bigardi destacou trabalho dos profissionais

O secretário de Saúde, Gerson Vilhena, também destacou o trabalho dos profissionais que estão na ponta. “Vocês fizeram com que Jundiaí desse esse salto na saúde bucal, que entrou no planejamento estratégico da Secretaria de Saúde.” Vilhena ainda frisou o trabalho de integração desde a atenção básica até o atendimento de urgência e emergência. “O desafio agora é manter a cidade nessa posição de destaque.”

O coordenador nacional Gilberto Pucca disse que Jundiaí é modelo na área de saúde bucal. “Jundiaí é a cidade que temos uma das parcerias de mais êxito no governo federal nessa área”, afirmou. Ele apresentou ainda alguns números sobre a evolução da saúde bucal no Brasil. “Atualmente, 44% das crianças até 12 anos são consideradas livres de cárie. Segundo a ONU, o Brasil tem hoje o maior programa público de saúde bucal no mundo”, informou.

O presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) – Regional de Jundiaí, José Antônio Kachan Júnior, também prestigiou a abertura do congresso e destacou os avanços da odontologia na cidade. “A cidade recebeu o prêmio Brasil Sorridente graças ao incentivo da Prefeitura e, principalmente, dos profissionais que prestam esse trabalho na cidade. Esse prêmio vai marcar nossa cidade.”

Participaram da cerimônia, ainda, o representante do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Wilson Chediek, o coordenador de Saúde Bucal do município, José Clóvis Tomazzoni de Oliveira, e o presidente da Escola de Governo da Prefeitura, Marcelo Lo Mônaco.

Evento
A proposta do evento, inédito na área de odontologia na cidade, é debater as novas perspectivas da saúde bucal na rede pública de saúde e proporcionar uma integração entre os profissionais. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde.

Equipe entrega certificado de 5º lugar nacional

Segundo o coordenador José Clóvis, “queremos humanizar cada vez mais o atendimento odontológico na cidade”, destacou. As palestras programadas são sobre temas como atendimento à gestante e primeiríssima infância, prevenção, atendimento domiciliar, urgência em odontologia, entre outros.

O congresso termina nesta sexta-feira (26). A programação começa às 8h30, com a apresentação do resultado parcial do levantamento epidemiológico sobre saúde bucal do jundiaiense que está sendo realizado na cidade. A apresentação será feita pelas dentistas Evely Sartorti e Marília Batista. Destaque também para a palestra sobre hipnose, com Fabio Puentes.

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/25/prefeito-abre-o-1o-congresso-jundiaiense-de-saude-bucal/
Leia mais sobre