Avanços nos 24 anos do Código de Defesa do Consumidor
Publicada em 11/09/2014 às 14:43O Código de Defesa do Consumidor completou 24 anos nesta quinta-feira (11). Em Jundiaí, essa ferramenta se materializa por meio do Procon, que recebe investimentos desde 2013 do governo Pedro Bigardi para melhoria constante do serviço. A mais recente delas é o ‘Procon Móvel’, um veículo adaptado especialmente para atender as pessoas em qualquer lugar da cidade.
Segundo o coordenador do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, o Procon Móvel deve ser lançado até o final do ano. Trata-se de um veículo, recém-adquirido, que será adaptado para funcionar como unidade móvel. Nele haverá todo o aparato necessário para atender a população fora da sede do Procon. “Vamos inverter a ordem, levando o Procon às comunidades, para auxiliar a população quando houver demandas e, principalmente, para informar”, explica.
Garcia contou que estes investimentos determinados pelo prefeito Pedro Bigardi têm sido constantes nos últimos meses. As campanhas de conscientização do consumidor também contribuem para deixar a população cada vez mais esclarecida sobre os direitos.
“Uma das novidades foi o programa ‘Consumidor bem informado é consumidor consciente’, com palestras para o comércio e a comunidade em geral. Principalmente com relação à lei antiálcool e prazos de validade de produtos”, explica.
Dentro da programação da Semana do Consumidor, o Procon de Jundiaí editou e distribuiu uma cartilha contendo informações sobre a relação com bancos, planos de saúde, locação e aquisição de imóveis, dentre outros assuntos mais demandados no dia a dia do cidadão.
O Procon de Jundiaí também tem investido na capacitação dos funcionários, que participam de cursos e eventos de reciclagem e atualização. Um sistema eletrônico de comunicação com as empresas reclamadas, a CIP (Carta de Informações Preliminares), também foi criado. Com isso, há mais agilidade na solução dos casos e economia de papeis e custos postais.
Desde pequeno
Em março, na comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Procon inovou ao criar a ‘Semana do Consumidor’. Foram feitas palestras em escolas e entidades diversas, que abordaram temas ligados ao dia a dia das pessoas. Só em escolas, foram mais de 1,5 mil estudantes. “Para idosos, principalmente, reforçamos questões como o abuso dos consignados e os golpes aplicados contra eles por estelionatários”, comenta o coordenador.
As crianças foram incluídas neste processo de conscientização. Um teatro de fantoches foi levado às escolas municipais para passar conceitos de responsabilidade – mais uma ação inovadora.
Referência
No ano passado, em solenidade realizada na sede da Fundação Procon, em São Paulo, o diretor da unidade em Jundiaí, Adilton Garcia, tomou posse como representante regional do órgão. Com a nova função, Garcia recebeu a responsabilidade de congregar os representantes dos órgãos locais de proteção e defesa do consumidor para o estabelecimento de programas comuns.
Não foi a única vez que Jundiaí chamou a atenção do País por conta da atuação diferenciada e ações inovadoras. Recentemente, a Caminhada do Procon, que une conscientização e solidariedade, foi destacada em evento na capital que reuniu representantes de Procons do Brasil. “A ideia foi muito elogiada e ficamos felizes em saber que nosso trabalho avança além dos limites da cidade”, conclui Adílton.
Alcir de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
06/11/2024
Procon Jundiaí orienta consumidores para as compras da Black Friday
-
03/07/2024
Procon identifica variação de 419% em preço de medicamento
-
10/05/2024
Procon realiza ação de fiscalização para o Dia das Mães
-
06/05/2024
Procon faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’