Campanha de educação no trânsito é realizada o ano todo

Publicada em 17/09/2014 às 19:02

Para reduzir a média de acidentes de trânsito por dia na cidade, a Secretaria de Transportes realiza ações o ano todo em escolas, empresas e espaços públicos. A meta, determinada pelo prefeito Pedro Bigardi, é orientar e conscientizar motoristas e pedestres.

Nesta quarta-feira (17), a equipe de Educação e Estatística da secretaria fez uma palestra para cerca de 40 funcionários da empresa AkzoNobel, na rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.

Agente de trânsito divulga campanha ‘Pilote com segurança’

De acordo com Vanderli Moda Rocha, da Divisão de Educação, os fatores que mais causam acidentes no trânsito estão ligados diretamente ao descuido. “Excesso de velocidade, falar ao celular, falta de atenção em cruzamentos e ingestão de álcool são os principais. Acidentes acontecem também com motoristas que estão chegando em casa, pois a pessoa tem confiança do trajeto e acaba relaxando.”

Ainda de acordo com Rocha, a conscientização dos motoristas e pedestres deve ser contínua pelo crescente número de acidentes. “Em Jundiaí, 37% dos acidentes são atropelamentos, 25% ocorrem em horário de pico e 76% dos acidentes são causados por motoristas homens.”

Motociclistas
Ainda na palestra, o agente de trânsito Vágner Quintilliano falou sobre a campanha realizada durante todo o ano pela Secretaria de Transportes – ‘Pilote com segurança. Dê preferência à vida!” – voltada aos motociclistas.

Palestras realizadas em empresas e escolas

“Os dados mostram que 80% dos acidentes são com motos. Alguns deles podem ser evitados com pequenas ações como uso adequado do capacete, utilização do farol e cuidado com a mudança de faixa para que o carro visualize a moto”, afirma o agente.

Mais ações
Para iniciar a Semana Nacional de Trânsito, nesta quinta-feira (18), será realizada a ‘Ação Pedestre’, organizada pela Secretaria de Transportes em parceria com a Polícia Militar.

Luiza Ronchi
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/17/campanha-de-educacao-no-transito-e-realizada-o-ano-todo/
Leia mais sobre