‘Outubro Rosa’ em Jundiaí começa na quarta-feira (1º)

Publicada em 26/09/2014 às 15:00

Começa na próxima quarta-feira (1º) a terceira edição em Jundiaí da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Mama, o Outubro Rosa 2014. A programação já está definida e inclui caminhada, iluminação de prédios públicos, ações de prevenção nas unidades de saúde nos bairros e uma atividade especial organizada pelos centros esportivos.

O reforço ao trabalho com a saúde da mulher é uma orientação do prefeito Pedro Bigardi, que ampliou a campanha na cidade desde o ano passado. E o trabalho já mostra resultados. De janeiro a julho deste ano foram realizadas 14.038 mamografias (unilaterais ou bilaterais), um aumento de 416 exames a mais sobre o mesmo período do ano passado.

CONFIRA AS FOTOS DA CAMINHADA OUTUBRO ROSA NO PARQUE DA CIDADE – 2013
CONFIRA AS FOTOS DO ENCERRAMENTO DO OUTUBRO ROSA – 2013

LEIA TAMBÉM
Atividades continuam pela Semana do Idoso
A amizade está de volta ao Parque Antônio Carbonari

No ano passado, caminhada reuniu cerca de 2 mil pessoas

No ano passado, caminhada reuniu cerca de 2 mil pessoas

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, dedicando todo o mês de outubro ao tema. O foco é conscientizar as mulheres sobre a importância de conhecer os fatores de risco e os sintomas mais frequentes da doença e de realizar a mamografia (indicada para mulheres com mais de 40 anos ou por indicação médica).

Em Jundiaí, a Secretaria de Saúde oferece mensalmente 2.440 vagas de mamografia e não há fila de espera. A média de exames realizados este ano é de 2 mil por mês. No ano passado, durante a campanha, foram marcadas 3.250 mamografias pela atenção básica de saúde.

No primeiro ano da campanha na cidade foram diagnosticados 47 casos da doença. No ano passado, foram 55. Vale destacar que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura.

Programação
A abertura oficial da campanha será dia 1º de outubro, às 13h30, no anfiteatro do Hospital Universitário. Além da solenidade, está previsto um bate-papo sobre prevenção do câncer de mama com os mastologistas Milzen Giatti e Marcelo Cesario e com a psicóloga Joana D’Arc Cortines.

No dia 7, a Secretaria de Esportes vai levar as mulheres que frequentam as atividades nos diversos centros esportivos da cidade para uma atividade no Teatro Polytheama. O grupo vai assistir à peça “Senhor Dodói”, a partir das 15h30, e na sequência participará de uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher.

No dia 19 será realizada a 2ª Caminhada Rosa Contra o Câncer de Mama no Parque da Cidade. A concentração será a partir das 8h30, na Praça Pôr do Sol, com aula de zumba e animação da Bateria da Saúde, da Cia. Paulista de Artes. No ano passado, na primeira edição, mais de 2 mil pessoas participaram da caminhada.

Além disso, todas as unidades de saúde da rede pública vão intensificar as ações de prevenção da doença e incentivar a realização da mamografia. Os prédios públicos – Paço Municipal, Teatro Polytheama e Câmara Municipal – devem ganhar uma iluminação rosa, em alusão à campanha.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/26/outubro-rosa-comeca-na-quarta-feira-1o/
Leia mais sobre ,