Alunos fazem passeata e plantam árvores no Parque da Cidade

Publicada em 03/10/2014 às 17:19

Alunos da escola municipal Prefeito Vasco Antonio Venchiarutti, no Caxambu, deixaram a escola para uma atividade especial na tarde desta sexta-feira (3). Acompanhados por pais e professores, os estudantes promoveram uma passeata no Parque da Cidade. Depois, sujaram as mãos de terra, plantando várias mudas de árvores no local. A ação faz parte do projeto de educação ambiental da unidade, desenvolvido com apoio da Secretaria de Educação.

Desde que assumiu o governo, uma das preocupações do prefeito Pedro Bigardi é a questão ambiental. Em março deste ano, ele inaugurou o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream), onde os alunos da rede municipal de ensino podem estudar o meio ambiente e conhecer de perto a Serra do Japi.

LEIA TAMBÉM
Mil famílias beneficiadas em troca de 400 mil m² de verde

Biblioteca de Jundiaí recebe criador do boneco do Messi

Na escola, crianças aprendem a proteger o meio ambiente

A Secretaria de Educação também desenvolve o Programa de Educação Ambiental, que já possibilitou que mais de 6 mil crianças entrassem em contato direto com a natureza, por meio de visitas monitoradas a vários espaços existentes em Jundiaí.

“Estamos aqui para mostrar que a natureza é importante e que devemos cuidar das plantas e não jogar lixo nos rios”, contou Nicolly Rodrigues Dias, de 5 anos. Assim como os colegas, ela fez questão de confeccionar e levar um cartaz cheio de desenhos e frases para conscientizar sobre a importância do cuidado com a fauna, a flora e os rios.

Conscientes
Desde o início do ano, a escola desenvolve o programa “Acordar! A cor dar a natureza.” “Trabalhamos questões como a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente para desenvolver a consciência ambiental dos alunos, para que eles criem bons hábitos. Hoje, além de chamar a atenção para o assunto, estamos promovendo uma atividade de reflorestamento com o apoio da DAE”, explica a diretora da unidade, Georgina Prado.

Cartazes e desenhos fizeram parte da paisagem

Para a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa, a lição aprendida na prática pelos estudantes jamais será esquecida. “Ao promover esse ato e o plantio, especialmente, eles estão vivenciando o aprendizado. Com certeza as crianças se lembrarão deste dia quando forem adultos. É um tipo de experiência que vale por mil lições.”

Roberta de Sá
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/03/alunos-fazem-passeata-e-plantam-arvores-no-parque-da-cidade/
Leia mais sobre