Secretaria de Saúde inicia a primeira horta educativa

Publicada em 14/10/2014 às 17:05

A passagem da Semana Mundial da Alimentação Saudável foi marcada pela Prefeitura de Jundiaí nesta terça-feira (14) com a implantação da primeira horta educativa de plantas aromáticas. O pequeno espaço na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu busca lembrar as pessoas da importância de reduzir os aditivos químicos na alimentação. A “horta do sabor”, como é chamada, conta com espécies como manjericão, arruda ou hortelã.

“A nutrição é um elemento fundamental na saúde física e mental. Ao entendermos como podemos melhorar isso com ações simples, ganhamos no bem-estar geral”, afirma Rita Stringari de Francesco, coordenadora de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde.

LEIA TAMBÉM
Entidades da agricultura preparam fórum em novembro
Cardiologia tem mortalidade inferior à média nacional
Flores comestíveis farão parte do ‘Alimentação Saudável’

Rita destacou o papel da nutrição para a saúde e bem-estar

Rita destacou o papel da nutrição para a saúde e bem-estar

O trabalho envolveu a parceria com a Unidade de Desenvolvimento Sustentável (Unidam), da Secretaria de Serviços Públicos. O local abriga o viveiro municipal para as mudas e deu apoio para a implantação da pequena horta.

Em palestra para a equipe da unidade, a nutricionista explicou que há muitos mitos alimentares como, por exemplo, o consumo intensivo de proteínas sem os micronutrientes (que eleva a acidez do sangue e seus efeitos nocivos).

“Essa proposta, mesmo sendo antes das chuvas que esperávamos, tem uma boa relação simbólica tanto para funcionários quanto para os pacientes e moradores”, comentou a gerente da unidade, Marilu Barreto Costa.

Saber
Um desses efeitos esperados é com o grupo de idosos da unidade, chamado Longevitá, que possui muitos conhecimentos sobre o uso das plantas aromáticas. Esse saber já é valorizado no Centro de Referência de Educação Ambiental (Cream) e também em ações orientadas pela Coordenadoria Municipal do Idoso.

Na sexta-feira (17), a palestra sobre alimentação saudável segue para a UBS Morada das Vinhas, a partir das 9h, entre outras ações na rede de saúde. No sábado (18), a “Oficina do Sabor” participa do evento do Dia Mundial da Alimentação Saudável, organizado em parceria com a Escola Técnica Benedito Storani.

Para pesquisar além das dicas de carnes magras, a profissional orienta olhar as receitas da Sociedade Vegetariana Brasileira.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/14/secretaria-de-saude-inicia-a-primeira-horta-educativa/
Leia mais sobre ,