Oswaldo e Léta Bárbaro são homenageados no Túnel da Ponte

Publicada em 22/10/2014 às 17:19

Não há como contar a história da Ponte São João sem fazer menção aos personagens que participaram da sua construção. Nesse caso, a família Bárbaro chega a ser unanimidade como referência.

Assim, o prefeito Pedro Bigardi fez a indicação dos nomes de Léta e Oswaldo Bárbaro para o novo Complexo Viário Ponte São João, túnel que liga o Centro ao bairro. O casal já foi reverenciado em outras oportunidades, inclusive como tema de enredo de escolas de samba da cidade.

LEIA TAMBÉM
Linhas mudam com inauguração do Complexo Viário
Túnel da Ponte será inaugurado neste sábado (25)
Centro ganha nova sinalização com o Túnel da Ponte

Oswaldo e Leta Bárbaro são homenageados no túnel da Ponte São João

Oswaldo e Leta Bárbaro são homenageados no túnel da Ponte São João

“O túnel é uma melhoria importante para a cidade. Sem dúvida dar o nome de Léta e Oswaldo Bárbaro, que tanto fizeram pela Ponte São João, é uma homenagem sincera e bacana à família”, frisa o prefeito.

A oficialização do nome, em forma de projeto de lei enviado à Câmara na terça-feira (21), foi aprovada também pelos vereadores, com absoluta unanimidade. Com todo o mérito, já que Léta e Oswaldo não só eram moradores daquela região como personagens que participaram de forma ativa de todas as fases de crescimento do bairro.

Ligação da região leste com outras áreas

Ligação da região leste com outras áreas

O casal
Oswaldo Bárbaro, filho dos imigrantes italianos Luiz Bárbaro e Palmyra Cervi Bárbaro, nasceu em Jundiaí em 8 de junho de 1912. Casou-se em 21 de dezembro de 1939 com Jacyra Ferreira Bárbaro (Léta), nascida em Vinhedo, em 1914. Tiveram dois filhos Luiz Francisco Ferreira Bárbaro (Picoco) e Elizabeth Bárbaro (Pituca).

O casal se estabeleceu com uma quitanda e, em 1945, montou a Padaria e Confeitaria São João. Eles também criaram o primeiro serviço de bufê de Jundiaí, no começo da década de 1950. Oswaldo e Léta são verbetes da Enciclopédia Cultural De Paula, único registro sistematizado da história da cidade, do jornalista Celso Francisco De Paula, como agentes do progresso jundiaiense.

Luiza Ronchi
Fotos: Reprodução e Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/22/oswaldo-e-leta-barbaro-sao-homenageados-no-tunel-da-ponte-sao-joao/