São Camilo terá a 1ª Feira de Profissões no sábado (1º)

Publicada em 29/10/2014 às 17:48

Apresentar novas oportunidades de ingresso e continuidade dos estudos para alunos e moradores da região do Jardim São Camilo são as propostas da 1ª Feira de Profissões e Cultura do Jardim São Camilo, que está marcada para este sábado (1º), na Escola Estadual Profª Maria José Maia de Toledo, das 10h às 15h.

O evento é uma iniciativa da Rede Socializa-Ação – Rede Social do território, formada por agentes do poder público e por moradores, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do São Camilo, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Secretaria de Cultura e Diretoria de Ensino.

LEIA TAMBÉM
Fumas e IAB promovem Fórum de Habitação
Na reurbanização da Vila Ana, oportunidades de crescimento

A programação prevê intervenções culturais, palestras com profissionais das áreas, praça de alimentação e presença confirmada de universidades e colégios técnicos. “Além de o público conhecer os cursos oferecidos pelas faculdades e colégios de Jundiaí e região, também haverá uma série de ações que cada instituição se propôs em fazer para que as pessoas tenham contato com as profissões”, explica o psicólogo e coordenador do Cras, Luiz Guilherme Fuschini Camargo.

Segundo Camargo, um dos objetivos do evento é resgatar boa parte da população que não conseguiu continuar e concluir os estudos para que conheçam e busquem uma chance. “Acreditamos que a transformação social depende da educação”, destaca.

Para a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Angarten Marchiore, o evento é uma experiência inédita e que vale como reflexão. “Oferecer esse acesso à população é fundamental”.

A 1ª Feira de Profissões e Cultura do Jardim São Camilo contará com a participação de alunos do ensino fundamental 2 e médio das escolas do próprio bairro, além do Jardim Tarumã, Vila Aparecida e Jundiaí-Mirim.

As instituições que confirmaram presença são: Universidade Paulista (Unip), Escola Superior de Educação Física (Esef), Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Faculdade Pitágoras, Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp), Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Escola Técnica Vasco Venchiarutti (EtecVav), Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest), Colégio Técnico Professor Luiz Rosa, Senai, Senac e Brasil Treina – Ensino Profissionalizante.

Programação
Durante todo o evento haverá a divulgação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ProUni, Fies e outros programas governamentais de incentivo e inserção ao ensino técnico e superior; apresentação dos cursos oferecidos pelas faculdades e colégios técnicos, além de vestibulares de faculdade.

O público também será contemplado com aplicação de testes vocacionais direcionados para ajudar nas futuras escolhas profissionais dos estudantes ou daqueles que desejam reiniciar os estudos, como também a apresentação dos cursos de Ensino de Jovens e Adultos.

A escola está localizada na rua Pedro Latance, s/nº, no Jardim São Camilo. A entrada é franca.

Kadija Rodrigues


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/29/sao-camilo-tera-a-1a-feira-de-profissoes-e-cultura-neste-sabado-1o/