Resíduos Sólidos: mais de 300 pessoas participam do evento
Publicada em 12/11/2014 às 18:12O 1º Seminário Técnico Brasil-Alemanha, realizado pela Secretaria de Serviços Públicos na terça-feira (11) e quarta-feira (12), no auditório da DAE, contou com a participação de mais de 300 pessoas de vários Estados brasileiros.
O tema “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos” foi debatido por 22 palestrantes vindos da Alemanha e outros países, além das experiências já conhecidas no Brasil e que serão destacadas por representantes de governos municipais e estaduais.
CONFIRA AS FOTOS DA ABERTURA E DO ENCERRAMENTO DO 1º SEMINÁRIO TÉCNICO BRASIL-ALEMANHA
LEIA TAMBÉM
Definida data para estudos que darão destino a resíduos sólidos
Conhecimentos sobre gestão de resíduos sólidos são aprimorados
Antônio Marius, da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) de Florianópolis (SC), esteve na cidade para o seminário. A Comcap é uma empresa de economia mista contratada por aquele município para realizar a coleta de resíduos sólidos e a limpeza pública.
Marius já havia participado do 1º Congresso Técnico Brasil-Alemanha, promovido pela Prefeitura de Jundiaí em dezembro de 2013. Agora, aproveita este evento para dar continuidade nas discussões. “Somos estimulados pelo trabalho que Jundiaí realiza em parceria com a Alemanha. Entendemos a necessidade de buscar soluções para um problema que afeta todo o nosso País”, afirma.
Ele conta que Florianópolis foi a primeira capital do Brasil a realizar a coleta seletiva e destaca ainda que a Alemanha passou a discutir com universidades e o meio empresarial esses problemas há muitos anos. No Brasil, a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos gerou esta discussão.
“Seminários como este nos motivam para que as discussões sejam realmente ampliadas nos meios acadêmicos, nas empresas e com toda a sociedade. A consistência com que Jundiaí vem demonstrando sobre esse tema, com políticas públicas, nos dão a segurança de que o resultado final vai permanecer”.
OtimismoTambém da região Sul do Brasil, Wladimir Guedes da Rosa, diretor administrativo da Ergon Green/Grupo Carraro, de Curitiba (PR), elogiou o seminário e a iniciativa de discutir um tema tão relevante. “Estamos muito otimistas de que Jundiaí poderá ser um polo e pela evolução dentro da gestão em função do desenvolvimento da tecnologia”, afirma, ao dizer que apoia essa troca de informações e discussões entre universidades e empresas.
Para o jundiaiense Rodrigo da Cunha, da I3 Indústria, Ideias e Imagens, a discussão sobre tratamento de resíduos sólidos em Jundiaí é um importante marco. “Estou muito satisfeito com os exemplos dados por empresas internacionais de como as tecnologias dão certo, e torço muito para que uma ou mais delas sejam colocadas em prática na cidade”, diz.
Programação
Na manhã desta quarta-feira (12), os seminaristas puderam conhecer um panorama global de recursos secundários, políticas públicas, além de financiamentos e licenciamentos.
Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida
Confira a reportagem da TVE Jundiaí
-
16/06/2023
Jundiaí é destaque em penúltimo dia de Conexidades
-
15/05/2023
Programa Cidade Limpa tem início no vetor Oeste
-
07/05/2023
Revitalização do Centro avança com apoio de moradores e comerciantes
-
18/06/2022
Prefeitura realiza obras complementares de mobilidade na Av. Antonio Pincinato, a pedido de moradores