Corrida abre programação dos 65 anos da Guarda Municipal

Publicada em 21/11/2014 às 15:24

A Guarda Municipal de Jundiaí completa 65 anos de existência na próxima segunda-feira (24). Fundada em 1949, ela é considerada uma das mais importantes corporações do País, não só pela longevidade, mas também pelos serviços que realiza, no auxílio às demais forças da cidade na proteção ao cidadão e ao patrimônio público jundiaiense.

A comemoração será marcada por três importantes eventos, que começam neste domingo (23), com uma corrida de rua, com largada prevista para as 8h, na avenida União dos Ferroviários, ao lado do Hipermercado Extra.

LEIA TAMBÉM
Guarda Municipal de Jundiaí completa 65 anos
Corrida, selo e medalhas marcam a festa dos 65 anos da GM

Canil da GM em ação: corporação respeitada no Brasil

Na segunda-feira (24), na Câmara Municipal, a partir das 10h, haverá o lançamento de um selo e um carimbo comemorativos, pelos Correios, além da entrega da medalha Vasco Venchiarutti aos GMs que mais se destacaram em 2014. É a primeira vez que uma corporação como a GM recebe, no Brasil, tamanha homenagem dos Correios.

O selo e o carimbo estarão circulando já a partir da segunda-feira (24), pois é a data em que a GM foi criada, em 1949. O selo traz a imagem do carro 13, viatura que, em 1951, tornou-se o símbolo do reconhecimento e o respeito da população perante a corporação.

História
A Guarda Municipal de Jundiaí é uma das mais antigas e respeitadas no País, criada em 24 de novembro de 1949, tendo como patrono o vereador Lázaro de Almeida. A função dos integrantes da corporação é proteger o patrimônio municipal e atender a população 24 horas por dia, em apoio às demais forças de segurança do município.

A corporação possui hoje um Centro de Controle Operacional, com monitoramento por câmeras em toda a cidade, incluindo a Serra do Japi, além de fazer rondas escolares e o patrulhamento comunitário.

Em meados deste ano, a GM ampliou a presença nas ruas com a implantação de uma base na região central da cidade. Além disso, conta com canil e 20 cães treinados para atuar nas operações de repressão à criminalidade. Dentro do programa de combate às drogas, o “Crack, é Possível Vencer”, a GM utiliza armamento não letal.

Alcir de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/21/corrida-abre-programacao-dos-65-anos-da-guarda-municipal/