Guarda Municipal de Jundiaí completa 65 anos

Publicada em 18/11/2014 às 14:22

Uma relação alicerçada em confiabilidade e credibilidade. É assim que o inspetor Paulo Vicente Soares, subcomandante da Guarda Municipal de Jundiaí, vê a presença da corporação no dia a dia da comunidade jundiaiense. Prestes a completar 65 anos de existência, a GM, criada oficialmente dia 24 de novembro de 1949, exibe um histórico de conquistas, avanços e crescimento.

Na administração do prefeito Pedro Bigardi, esse ritmo acelerou nos últimos meses por conta de investimentos feitos na área da segurança pública. Indo além do caráter suplementar, o trabalho da GM se mostra hoje necessário e indispensável.

LEIA TAMBÉM
Canil da GM forma mais 17 guardas condutores de cães
Casa Civil: Selo vai comemorar os 65 anos da Guarda Municipal

Alceu, Soares e Maziero: anos de experiência na GM

Alceu, Soares e Maziero: anos de experiência na GM

Um dos exemplos mais recentes foi a instalação da Base Central, que fez aumentar a sensação de segurança em toda a região do Centro da cidade. “A população sabe que pode contar conosco. Mais do que isso, vê se materializar (a segurança) com a presença de nossas equipes”, aponta o inspetor.

“Avançamos em material humano, em equipamentos e estratégias para garantir a segurança da população, de forma a somar com as outras forças policiais que também integram essa grande rede de proteção”, comenta Soares, há 27 anos na corporação. Observação que é compartilhada pelos colegas inspetores Alceu Marestroni e Wagner Tadeu Maziero, ambos com igual tempo de trabalho.

“Quando entrei, não havia a qualificação que existe hoje, pois aprendíamos no dia a dia”, conta Maziero, que aponta também a contribuição da tecnologia como importante aliada no combate à criminalidade. O monitoramento por câmeras é um exemplo disso e que faz a cidade se destacar nesse setor. “Bem diferente da época em que nem telefone celular existia”, completa Maziero.

Atualmente à frente do Canil Municipal, o inspetor Alceu destaca o trabalho nas ruas com auxílio de cães farejadores. “Temos 20 deles treinados para ajudar a encontrar drogas, armamentos e papel moeda, além da participação na busca em matas e escombros”, explica Alceu. Segundo ele, a divisão tem auxiliado também nas operações envolvendo as polícias Civil e Militar, com as quais a Guarda Municipal desenvolve um trabalho de mútua cooperação.

Canil: um dos diferenciais da GM

Canil: um dos diferenciais da GM

Trabalho estruturado
As ações da Guarda Municipal para contribuir com a segurança pública na cidade não são isoladas nem aleatórias. Por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a Prefeitura integra todas as forças de segurança da cidade.

O gabinete é um órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil e reúne as principais forças de segurança da cidade. O objetivo é definir ações em conjunto para o cuidado da população.

“A atuação é ampla, com estudos das áreas de vulnerabilidade, a elaboração de estratégias de atuação com as polícias Militar e Civil, além da GM, para os trabalhos de repressão, investigação e prevenção, respectivamente”, explica o secretário da Casa Civil, José Carlos Pires.

Dentre outros investimentos feitos nos últimos meses pela Prefeitura em prol da segurança estão a ampliação do efetivo, com a contratação por concurso de mais 68 GMs, a compra de novos equipamentos, a instalação de novas câmeras de monitoramento, a aquisição de armamento não-letal, além dos cursos de capacitação, como o do programa do Governo Federal “Crack, é Possível Vencer”. Quatro novas viaturas foram entregues recentemente, além de um ônibus equipado com moderno sistema de monitoramento.

Alcir de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PJ

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/18/guarda-municipal-de-jundiai-completa-65-anos/