Complexo viário da Ponte São João tem balanço positivo

Publicada em 25/11/2014 às 13:53

O Complexo Viário Léta e Oswaldo Bárbaro, na Ponte São João, ligação do bairro ao Centro pela avenida União dos Ferroviários, inaugurado pelo prefeito Pedro Bigardi em outubro, completa nesta terça-feira (25) um mês de funcionamento.

A obra é responsável por ampla transformação viária em toda a região central da cidade e possibilita diversas vantagens aos motoristas. Segundo a diretora de trânsito, da Secretaria de Transportes, Regina Romão, a passagem está em fase de avaliação.

CONFIRA AS FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO COMPLEXO VIÁRIO

LEIA TAMBÉM
Transportes recupera mais de 200 carros
Duas mil gestantes passam pela palestra ‘Transporte Seguro’

Regina Romão: "Balanço positivo do primeiro mês do complexo viário"

Regina Romão: “Balanço positivo do primeiro mês do complexo viário”

“Nossa equipe de engenheiros tem acompanhado o comportamento e o desejo de viagem dos motoristas. Só podemos ter uma avaliação real do fluxo de veículos no início de 2015. No final de ano o trânsito tem uma variação, por conta de férias escolares e aumento do comércio”, explica.

Ainda de acordo com a diretora, em um primeiro momento, no período da manhã, a Secretaria já pode detectar que o congestionamento na região é bem menor, sentido bairro/centro. Já no final da tarde, a avenida Ferroviários, sentido bairro, está sendo bem utilizada livrando pontos de congestionamento na região central.

“A avenida São João é um ponto que diminuiu consideravelmente o volume de veículos, possibilitando que o acesso à área central fique mais rápido. Além disso, estamos estudando o plano semafórico na rua São Bento para dar maior agilidade neste trecho da região”, pontua.

Qualidade de vida
Para o morador da Vila Aparecida, Ricardo Lanza, o novo complexo viário gerou uma economia de 20 a 30 minutos no seu trajeto diário. “Todos os dias acesso o túnel sentido bairro/centro pela manhã e, no final da tarde, volto por ele. A obra facilitou muito e economizo tempo”, afirma.

O complexo viário trouxe como principais benefícios aos motoristas: a nova ligação sentido centro-Ponte São João; a melhor distribuição do fluxo de veículos no eixo da avenida São João, viaduto São João e avenida Torres Neves; e o aumento da capacidade viária da avenida São João e avenida Torres Neves.

Além dessas vantagens, a passagem tem como objetivo eliminar maiores pontos de gargalo no trânsito na cidade. Dessa forma, foi liberada a conversação à esquerda na Antônio Frederico Ozanam, na altura da ponte sobre o Rio Jundiaí, sentido Várzea Paulista e liberada a conversão à esquerda da rua Dr. Torres Neves para a rua Prudente de Moraes.

O aposentado, Geraldo Paulo Franciscano, afirma que a qualidade de vida de sua família aumentou. “Moro no Jardim Pacaembu e utilizo o túnel todos os dias para acessar o centro. Nesse novo trajeto não pego muitos semáforos e não tem pontos de trânsito. A obra foi muito bem executada”, comenta.

Ricardo Lanza: 'Agilidade no trajeto'

Ricardo Lanza: ‘Agilidade no trajeto’

Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/25/complexo-viario-da-ponte-sao-joao-tem-balanco-positivo/