Feirinha de Natal vai movimentar o Circolo na Vila Rami

Publicada em 13/11/2014 às 16:22

Entre as atrações do Natal Encantado 2014, uma iniciativa diferente será o evento especial marcado para os dias 13 até 23 de dezembro, na sede do Circolo Italiano Di Jundiaí (antigo Floresta), na Vila Rami. Trata-se da Feira de Natal do programa “Jundiaí Feito à Mão”, conhecido por reunir autênticos artesãos da cidade, que já começa a movimentar os primeiros preparativos no local.

“Neste ano estamos descentralizando os eventos e também as parcerias, dentro da orientação do prefeito Pedro Bigardi para ampliar o espírito natalino”, explica o secretário Marcos Brunholi, da Agricultura, Abastecimento e Turismo.

LEIA TAMBÉM
Concurso de árvores natalinas vai dar viagem ao Nordeste
CDL escolhe os 12 vencedores do 3º Concurso de Desenhos

Scarano mostra fachada do Circolo, na Vila Rami

De acordo com o presidente do Circolo Italiano, José Luiz Scarano, a busca de parcerias surgiu em conversas informais e o clube ofereceu o espaço. De qualquer maneira, como lembra o coordenador de eventos Marcos Bacci, trata-se de uma ação inédita porque vai acontecer ininterruptamente entre 13 e 23 de dezembro, das 13h às 21h.

“Temos a vantagem de bom acesso tanto para quem vai de carro quanto pelo transporte público, pois estamos perto do terminal Rami”, destaca Scarano.

O evento será realizado no espaço de eventos que também abriga a quadra coberta, agora com novos vestiários.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a feira vai contar com um bom número de participantes do programa “Jundiaí Feito à Mão”, com produtos artesanais inspirados pela época.

Espírito de comunidade
A feirinha especial acrescenta mais um tópico para as atividades do Circolo Italiano, situado no número 2.832 da rua Bom Jesus de Pirapora. O local é conhecido por aulas de italiano, apoio à busca de dupla cidadania e também pelas homenagens a famílias locais com essa origem (que no dia 27 chegam ao número de 700 em parceria com órgãos de mídia), além de uma pizzaria tradicional mantida no local.

Mas o Circolo surpreende também pela variedade de aulas de futebol de salão, de capoeira, de zumba e até de boxe chinês, entre outras. Para Scarano, essa mistura é bem-vinda.

Espaço de eventos recebe a inédita feira

“Estava conversando com o pessoal do Nipo Brasileiro e eles disseram que também contam com italianos associados lá. Acho que os clubes da cidade precisam até cooperar mais entre si, porque essa tradição associativa é importante para a cidade”, afirma.

No próprio dia de abertura da feirinha, dia 13 de dezembro, outro espaço do clube vai contar, às 14h, com uma atividade beneficente para a recuperação da sede do Grupo Escoteiro Jundiá, do mesmo bairro, atingida por uma invasão recente de vândalos.

Ele lembra que mais de 70% das famílias da cidade possuem alguma ligação com imigrantes que chegaram a partir do século 19. Com esse argumento, pretende convidar o novo cônsul da da Itália em São Paulo, Miquele Papa, a prestigiar os eventos.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/13/feirinha-de-natal-vai-movimentar-o-circolo-na-vila-rami/