Prefeitura de Jundiaí transforma os bairros da cidade

Publicada em 22/11/2014 às 20:42

A abertura oficial da revitalização da praça Adelino Fava, no Jardim Califórnia, neste sábado (22), foi mais um marco na busca de qualidade de vida implementada pela atual gestão com ações em praticamente todos os bairros de Jundiaí. O local, antes um espaço de areia mal cuidado, conta agora com quadra poliesportiva, parque infantil, academia ao ar livre, quiosque e novo paisagismo.

Temos atuado em toda a cidade e não apenas em bairros ricos ou perto de loteamentos de amigos. E ainda temos outras obras e ações a serem entregues nas próximas semanas”, comentou o prefeito Pedro Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS DA PRAÇA ADELINO FAVA

LEIA TAMBÉM
Jundiaí será destaque no Equador
Carreta da Ponte Torta estreia com pesquisas e depoimentos

Para Bigardi, a valorização dos espaços públicos é feita "ouvindo" a comunidade

Para Bigardi, a valorização dos espaços públicos é feita “ouvindo” a comunidade

Somente na área de lazer, ele citou o bosque do Jardim Copacabana, a área no Parque Centenário e mais duas iniciativas na região do Eloy Chaves, além do campo de futebol no Almerinda Chaves, entregue no ano passado, e uma academia de saúde no Santa Gertrudes.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos Aguinaldo Leite, que dedicou o ato ao servidor Barroca, falecido recentemente, a recuperação de espaços públicos é uma orientação direta do prefeito a todos os gestores e equipes da administração. “Neste tipo de intervenção, já são 26 neste ano e pretendemos chegar a 30”, comentou.

Essa linha é confirmada pela secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, que lembrou a relação direta entre as palavras ‘cidade, cidadania e cidadão’. “Quem assume essas áreas são os moradores”, destacou.

O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, destacou que o bom uso e o cuidado com os espaços públicos fazem parte do que ele chama de “nível primário” de segurança pública. “É a área preventiva, da qualidade de vida e da comunidade, tudo muito importante. Os níveis secundário e terciário são a parte dos órgãos de segurança e judiciário”, explicou.

Foi apoiado pelo secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, que destacou o papel das atividades saudáveis individuais ou coletivas e pelo secretário de Obras, Alan Picollo.

Pontos de encontro
Para o morador Iago da Silva Teixeira, o novo espaço já exigiu o bom senso dos usuários. “Nas noites de sexta-feira e nos fins de semana, a quadra é muito disputada. São pelo menos oito times de cinco pessoas em rodízio, então, a regra é dez minutos ou dois gols”, explicou ao elogiar o espaço.

Já o vizinho Alfredo Martins acrescenta que os veteranos também aprovaram a academia ao ar livre. “Venho todos os dias, já perdi seis quilos”, comentou.

O vereador Márcio Cabeleireiro, que representou a Câmara Municipal no ato, ao lado do colega Zé Dias, lembrou que a região do Jundiaí-Mirim praticamente não contava com espaços públicos de lazer. “Esse diálogo do prefeito com a comunidade e com os vereadores vem fazendo a diferença”, afirmou.

A primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, também presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), confirmou essa observação no contato direto com moradoras. Da moradora Leontina Diniz, Margarete ouviu os elogios pela revitalização da praça Adelino Fava.

A praça surgiu em espaço que antes estava praticamente abandonado

A praça surgiu em espaço que antes estava praticamente abandonado

Lista pulverizada
As ações realizadas pela Prefeitura de Jundiaí, vistas em conjunto, chegam a uma soma impressionante. Além daquelas citadas anteriormente, o prefeito Pedro Bigardi lembrou ainda da pista de caminhada no Cidade Nova 1, das áreas na Vila Alvorada, das obras no Engordadouro na avenida Caetano Gornatti (incluindo ciclovia), dos cuidados nos centros esportivos, das reformas de unidades de saúde e escolas, do uso de material reciclado em calçadas como nessa obra e da unidade de pronto atendimento em saúde (UPA) do Novo Horizonte 24 horas, em fase final.

“E temos as ações mais gerais, como Bilhete Único de ônibus, uniforme escolar, a vinda do Instituto Federal, a ampliação de efetivo dos guardas municipais, a atenção com a serra ou com a agricultura, entre outras. E mais projetos como de conservação da Ponte Torta, buscando a comunidade. Em tudo isso é o cidadão que deve se apropriar, ser o dono da sua cidade. Nada é da Prefeitura, é das pessoas”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/22/prefeitura-de-jundiai-transforma-os-bairros/