Profissionais da Saúde participam da Jornada do Doador de Sangue

Publicada em 26/11/2014 às 13:57

Profissionais da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, participaram na segunda-feira (24) da 9ª Jornada do Doador de Sangue, realizada pela unidade de Jundiaí da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan). O evento foi na Câmara Municipal.

O diretor de Vigilância em Saúde, José Trad Neto, falou sobre o trabalho da Vigilância Epidemiológica nas doações de sangue. “Temos um vínculo estreito com a Colsan. Todo sangue doado é testado e, quando é detectado algum tipo de doença transmissível, o sangue é descartado, e a Vigilância e o doador são avisados.”

LEIA TAMBÉM
Vacinação contra pólio segue até sexta-feira (28)
Saúde bucal em Jundiaí está bem acima da média nacional

O diretor José Trad Neto falou sobre o trabalho da Vigilância Epidemiológica

O diretor José Trad Neto falou sobre o trabalho da Vigilância Epidemiológica

Além disso, Trad explicou que a Vigilância faz uma análise das ocorrências das doenças e, a partir dos dados, estuda os determinantes dessas doenças, como elas se comportam, como progridem, como podem se agravar e, principalmente, como contê-las.

Trad Neto também destacou os principais programas da Vigilância, como tuberculose, hanseníase, dengue, leptospirose, controle da raiva, entre outros.

Outra convidada do evento foi a assistente social Grace do Prado Dan, da equipe do CTA. Ela explicou sobre o trabalho realizado no centro, que oferece orientações e exames gratuitos e sigilosos para HIV, sífilis, hepatites B e C, além do teste rápido de HIV.

Grace também convidou os presentes para participar do evento “Solidariedade em movimento: Jundiaí na luta contra a aids”, sábado (29), na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, das 10h às 12h.

A Jornada do Doador de Sangue é realizada pela Colsan. De acordo com o gerente médico da unidade, João Augusto Fernandes Gonçalves, o objetivo do evento é homenagear os doadores de sangue da cidade e região. “Em Jundiaí, cerca de 60% a 70% dos doadores são recorrentes. Essa homenagem é um reconhecimento a essas pessoas”, destacou o médico.

Niza Souza
Foto: Divulgação

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí sobre a Jornada do Doador de Sangue


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/26/profissionais-da-saude-participam-da-jornada-do-doador-de-sangue/