Semana do Diabetes começa com palestra para dentistas

Publicada em 10/11/2014 às 15:51

A Semana do Diabetes, organizada pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Secretaria de Saúde, começou nesta segunda-feira (10) com palestra voltada para dentistas e auxiliares odontológicos da rede municipal de saúde. O evento faz parte do Novembro Azul, campanha que também chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de próstata. A programação segue até sexta-feira (14), no Dia Mundial do Diabetes.

Nesta terça-feira, cerca de 100 profissionais participaram da palestra sobre diabetes em odontologia, no auditório do Paço Municipal, ministrada pela cirurgiã dentista Mayra Laino Albiero, doutoranda em periodontia da Unicamp.

LEIA TAMBÉM
Dia D atinge 21,4% da meta contra a pólio
Banco de Leite recebe certificação de excelência

 cirurgiã dentista Mayra Albiero falou sobre diabetes e odontologia

cirurgiã dentista Mayra Albiero falou sobre diabetes e odontologia

De acordo com a enfermeira Nilce Botto Dopieri, coordenadora do Programa de Insumos para Diabéticos e Prevenção para Pé Diabético, estima-se que haja 27 mil diabéticos em Jundiaí, metade ainda sem diagnóstico.

O objetivo da Semana do Diabetes é capacitar e atualizar os profissionais da rede pública de saúde. “Nosso lema é aprender mais para atender melhor. Vamos apresentar os novos protocolos de atendimento da doença”, diz.

Nilce destaca ainda que a capacitação é uma forma de integralizar o atendimento, envolvendo todas as áreas na prevenção e cuidado com o diabetes. “Além dessa capacitação, diversas unidades de saúde estão promovendo ações e atividades especiais neste mês voltadas para a prevenção.”

A programação prossegue nesta terça-feira (11), com palestra sobre diabetes e nutrição, no auditório do Fundo Social de Solidariedade (anexo ao Parque da Uva). Na quarta-feira (12), a área abordada será a ginecologia, com palestra sobre o impacto do diabetes na mulher. Na quinta (13), a palestra será voltada para os profissionais de clínica médica. E na sexta-feira (14), para a enfermagem.

Vale destacar que a Secretaria mantém um programa de educação em diabetes permanente. As reuniões são realizadas todas as segunda-feiras, a partir das 14h, no auditório do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), que fica na rua Dr. Carlos Sales Bloch, 74, no Anhangabaú. O programa é aberto para toda a população e não é necessário agendamento.

Niza Souza
Foto: Cleber de Almeida

Confira a reportagem da TVE Jundiaí sobre a Semana da Diabetes


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/10/semana-do-diabetes-comeca-com-palestra-para-dentistas/
Leia mais sobre