Tradutor de língua de sinais participa de evento em Brasília

Publicada em 02/12/2014 às 15:57

O intérprete oficial da Prefeitura de Jundiaí em língua de sinais, Alcebíades Nascimento Júnior, participa nesta quarta-feira (03), em Brasília, como convidado e tradutor, de evento promovido pelo Ministério da Saúde em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, oportunidade em que será feito, também, o lançamento do vídeo institucional Modos de CER, que trata dos Centros Especializados em Reabilitação (CER).

A cerimônia será realizada no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, a partir das 9h30, e a programação se estende durante todo o dia, começando com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Novos Comentários e lançamento da cartilha Escola para Todos, do Movimento Down.

LEIA TAMBÉM
Campanha Estacione Consciente será lançada nesta quarta (3)
Coordenadoria da Igualdade Racial representa Jundiaí em eventos nacionais

Nascimento Júnior

Júnior é intérprete oficial em línguas de sinais da Prefeitura

Na parte da tarde, haverá uma mesa redonda e, na sequência, o lançamento, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, do vídeo Modos de CER, do qual Júnior Nascimento também foi o consultor, a convite da coordenadora geral de Saúde para pessoa Deficiente do Ministério da Saúde, Vera Mendes. Ela esteve em Jundiaí, recentemente, para uma rodada de discussões acerca da implantação do CER III, já que o Município foi indicado pelo Governo Federal para sediar uma dessas unidades na região da Diretoria de Saúde de Campinas.

Reconhecimento
Para o titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, o convite para o assessor da pasta atuar como tradutor oficial do evento em Brasília, mais do que surpresa, demonstra o reconhecimento do importante trabalho que vem sendo realizado em Jundiaí.

“É sinal de que acertamos ao trazer para a Coordenadoria um especialista para auxiliar nas ações em que a comunicação também precisa ter o olhar da inclusão”, comenta Reinaldo Fernandes. Segundo ele, Nascimento Júnior em Brasília tem o papel de representar o prefeito Pedro Bigardi e os investimentos que têm sido feitos para ampliar cada vez mais o acesso dos portadores de deficiência.

Além disso, Nascimento Júnior também integra o grupo de articulação regional da Rede Regional de Saúde, que implantará no Plano Regional o CER III em Jundiaí e coordena o Grupo Intergestor e de Articulação Municipal do Plano Nacional “Viver sem Limite”, trabalho intersetorial que tem ampliado as ações interministeriais do Governo Federal no município.

Formação
Nascimento Júnior é formado em Letras e faz mestrado em Linguística Aplicada, na Unicamp, onde também é doutorando em Linguagem e Educação. Atua como professor da disciplina Língua de Sinais, com passagens pela Universidade São Francisco, Unianchieta, FMU, Fatec e Unasp.

Sua vinda para a Prefeitura, para atuar junto à Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, foi uma determinação do prefeito Pedro Bigardi, dentro da sua meta de ampliar cada vez mais as políticas públicas voltadas à inclusão dentro do nosso Município, especialmente das pessoas deficientes.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/02/tradutor-de-lingua-de-sinais-da-prefeitura-participa-de-evento-em-brasilia/