Coletivo de Trabalhadores de Saúde Mental faz balanço de 2014
Publicada em 12/12/2014 às 10:24O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, participou nesta quinta-feira (11) da segunda reunião do Coletivo de Trabalhadores de Saúde Mental, formado por cerca de 50 profissionais da área na rede municipal. Ele aproveitou o encontro para apresentar ao grupo a nova coordenadora da Saúde Mental, Luciana Surjus.
Os integrantes do Coletivo se apresentaram para o secretário, que assumiu a pasta há duas semanas, e explicaram o objetivo do Coletivo, que é discutir e pensar em conjunto os temas envolvendo a área com objetivo de melhorar o atendimento à população.
LEIA TAMBÉM
Encontro reúne agentes comunitários de saúde de Jundiaí
Grupo de discussão cria documento contra violência ao idoso
O secretário disse acreditar que as ações da saúde mental precisam ser integradas e articuladas com a atenção básica. “Apesar de ser dentista, tenho um carinho especial com essa área. Vamos trabalhar para implementar a política nacional de saúde mental em Jundiaí”, disse Casarin, se colocando à disposição de todos.
Durante a reunião, foi feito um balanço das ações realizadas pelo setor em 2014 e perspectivas para o próximo ano. Os integrantes destacaram a melhor articulação do CAPs e do Ambulatório de Saúde Mental, a implementação do Consultório de Rua, a construção de protocolos de atendimento de saúde mental, a contratação de psicólogos e psiquiatras no Ambulatório de Saúde Mental, a desmedicação de alguns pacientes e a redução da fila de espera para consultas psiquiátricas.
O Coletivo
A ideia de formar o grupo surgiu durante o Fórum de Saúde Mental, realizado em maio deste ano. Foi chamado de Coletivo porque é uma organização diferenciada: é um grupo horizontal, sem hierarquia. Participam do Coletivo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pessoal da enfermagem e assistência social que trabalham na saúde mental.
A rede de saúde mental do município conta hoje com o Ambulatório de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto e Infantil, o Centro Especializado em Álcool e Drogas (CEAD), as equipes itinerantes chamadas de Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) e o Consultório de Rua.
Niza Souza
Foto: Fotógrafos PJ
-
23/05/2023
Projetos para a região da Vila Nambi são apresentados em reunião com moradores
-
20/05/2023
3.355 doses aplicadas neste sábado de vacinação
-
19/05/2023
Prefeitura anuncia ampliação e reforma da UBS Tamoio
-
12/05/2023
Fórum de Luta Antimanicomial reúne mais de 200 pessoas no Sesc
Baixe as fotos desta notícia na resolução original