Conferência do Idoso tem início com auditório lotado

Publicada em 15/12/2014 às 18:10

O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura da 8ª Conferência Municipal do Idoso, na tarde desta segunda-feira (15), em um auditório Elis Regina completamente lotado, no Complexo Argos. O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), continua nesta terça-feira (16), das 8h às 17h.

Bigardi destaca que antigamente a discussão se restringia apenas à saúde e à assistência social ao idoso. “Hoje é muito mais abrangente, pois falamos sobre violência, temos pessoas idosas mais ativas tanto na cultura quanto no esporte e estão vivendo mais”, explica.

LEIA TAMBÉM
Grupo de discussão cria documento contra violência ao idoso

Idosos fazem cortejo de maracatu no Centro nesta sexta (12)

Prefeito falou sobre ampliar as discussões na abertura da conferência

Ele acredita que um dos grandes desafios é o respeito com esse público. A conferência tem como tema principal “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades”. O assunto será debatido em âmbito federal na 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Nós queremos estar juntos com os idosos para construirmos políticas públicas que melhorem a qualidade de vida desse público”, afirma a secretaria da Semads, Rita de Cássia Marchiore. “Esperamos ter boas ideias durante essa conferência para implantarmos em Jundiaí.”

Para o presidente do Comdipi, Milton Casalvara, a conferência é um momento para discutir a cidadania, necessidades e projetos para a população idosa. “Queremos que os idosos tenham um envelhecimento saudável”, diz.

Representando a Câmara dos Vereadores, o vereador Paulo Malerba afirma que as pessoas estão vivendo mais e essa longevidade tem de ser acompanhada de qualidade e saúde.

A coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, diz que muitas conquistas para esse público vieram de conferências, como por exemplo, o comprometimento de, no máximo, 30% da renda mensal com consignados. “Temos muitos desafios para serem discutidos, dentre eles, o respeito ao idoso, a valorização desse segmento, a violência e como fazemos, de fato, que o idoso seja protagonista”, alerta.

Na sequência, o coral do Centro de Convivência do Idoso (Criju) fez uma apresentação e o diretor da Escola Superior de Educação Física (Esef), Pedro Rocha Lemos, deu palestra sobre o principal tema da conferência.

A solenidade contou com a apresentação do coral do Criju

Participaram da solenidade o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o coordenador dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Fernandes, o assessor especial do Gabinete do Prefeito para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, e o promotor de Justiça do Ministério Público, Flamínio Silveira Amaral Junior.

A conferência
Nesta terça, a conferência de Jundiaí será dividida em quatro temas a serem debatidos em grupo. São eles: Cidadania: Garantia de Direitos; Convívio e Aprendizagem Intergeracional; Valorização e Novas Formas de Inclusão da Pessoa Idosa e Integração e Monitoramento dos Serviços.

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí
http://youtu.be/ovRXfpN179Y


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/15/conferencia-do-idoso-tem-inicio-com-auditorio-lotado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original