Campanha Estacione Consciente é aberta

Publicada em 03/12/2014 às 17:07

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (4), no auditório do Paço Municipal, o prefeito Pedro Bigardi abriu oficialmente a segunda edição da campanha Estacione Consciente, organizada em conjunto pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Transportes. O objetivo é ampliar a conscientização dos motoristas com relação à importância de respeitar as vagas destinadas a idosos e pessoas deficientes.

A campanha foi realizada pela primeira vez em 2013 e teve uma grande repercussão junto à população. Nesta segunda edição, a intenção é multiplicar os resultados no que diz respeito à mudança de comportamento no trânsito.

LEIA TAMBÉM
Ponto de ônibus na avenida Dr. Cavalcanti é reativado
Ações da Prefeitura colaboram para melhoria da segurança

Prefeito falou sobre inclusão no lançamento da campanha

Prefeito falou sobre inclusão no lançamento da campanha

O prefeito Pedro Bigardi ressaltou que a inclusão também está no relacionamento e no respeito entre as pessoas. “Um dos grandes méritos que um governo pode deixar é a transformação das pessoas. Essa campanha representa exatamente isso”, comentou, enfatizando que na atual administração municipal a inclusão está presente em todas as ações.

Pedro Bigardi fez menção ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta-feira (3), cumprimentando a Câmara Municipal pela aprovação de um projeto de lei assinado por ele que cria uma diretoria para cuidar dos assuntos ligados ao Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama). A instituição é uma das mais importantes no trabalho com portadores de diferentes tipos de deficiência.

A importância da campanha Estacione Consciente foi ressaltada também pela representante do Conselho da Pessoa Deficiente, Renata Longui. “Este é um governo totalmente inclusivo, que só nos faz avançar cada vez mais”, disse. Segundo ela, a parceria do conselho com a coordenadoria é outra situação de conforto vivida pelos deficientes na cidade.

A vereadora Marilena Negro, representando a Câmara Municipal, destacou o envolvimento de diversos setores públicos nas ações voltadas à inclusão. “É muito bom ver que as coisas acontecem de forma integrada”, comentou a vereadora, que fez ainda um elogio aos profissionais das áreas de saúde e educação que atuam para possibilitar a inclusão.

A campanha
O titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, após agradecer secretarias e outros órgãos da administração que contribuem para o sucesso desta edição, disse que a expectativa é grande, pois são vários fatores concorrendo para ampliar a visibilidade da campanha. “É um dia marcante e com a mobilização que estamos vendo, temos certeza de que será um trabalho vitorioso, como no ano passado”, falou.

Reinaldo também revelou que espera com entusiasmo a participação das crianças, por meio de uma exposição de desenhos sobre o tema, que será aberta nesta quinta-feira (4), no Paço Municipal. Isso acontece simultaneamente às atividades de rua, com a distribuição de material impresso e a aplicação da chamada multa moral. “As crianças são nossas aliadas nesse processo de conscientização dos adultos. Elas vão nos ajudar a quebrar paradigmas”, disse.

Apoios
Como na primeira edição, uma equipe da coordenadoria fará uma ação nesta quinta-feira (4), a partir das 9h, nas ruas do Centro. Uma cadeira de rodas será colocada em uma vaga de estacionamento comum, para que os motoristas sintam a mesma sensação de um deficiente desrespeitado. “Essa forma de apelo é importante e acaba marcando bastante”, comenta Reinaldo.

A diretora de Trânsito da Secretaria de Transportes, Regina Romão, reiterou o apoio da equipe na campanha, assim como a Guarda Municipal, representada na cerimônia pelo subinspetor Denis Fernando Berni. “Vivenciamos isso todos os dias e essa parceria com a coordenadoria é muito importante”, disse a diretora. Segundo ela, o desrespeito está sendo devidamente punido com autuações, mas a conscientização também é uma ferramenta eficiente.

Campanha mobiliza diversos setores da administração

Campanha mobiliza diversos setores da administração

Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/03/campanha-estacione-consciente-e-aberta-oficialmente/