Compromissos social, cultural e ambiental marcam ‘Pão e Poesia’

Publicada em 05/12/2014 às 16:06

Retomado ano passado com apoio da Prefeitura de Jundiaí, o evento “Pão e Poesia 2014” será realizado na véspera do aniversário de Jundiaí, sábado (13), a partir das 10h, na praça Governador Pedro de Toledo. Shows musicais e apresentações gratuitas de artistas locais fazem parte da programação, que tem como foco principal a arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade. Toda a população está convidada a participar e ajudar no Natal das famílias mais carentes.

O “Pão e Poesia 2014 – Arte, Cidadania e Solidariedade” é organizado pelo Comitê Voluntário e apoio das secretarias de Cultura e Comunicação Social. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal. A campanha de arrecadação de alimentos já está em andamento, com postos de arrecadação localizados em agências bancárias da Caixa, lotéricas e lojas da rede Russi Supermercados.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO “PÃO E POESIA 2014”

LEIA TAMBÉM
Cursos oferecidos pelo Fundo Social atraem interessados
Jundiaí já tem a Corte da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos

Organizadores se reuniram no Museu: solidariedade

Organizadores se reuniram no Museu: solidariedade

De acordo com o superintendente regional da Caixa, Henrique Parra Parra, a coordenação da campanha de arrecadação de alimentos também está a cargo do banco, enquanto a Prefeitura contribui com a programação cultural e a divulgação do evento.

“O ‘Pão e Poesia’ foi retomado em 2013 e a ideia é mantê-lo. Trata-se de uma manifestação voluntária que envolve artistas e a população em torno de uma causa nobre. Para a Caixa, é uma satisfação contribuir com esta ação de cidadania”, disse.

Além do caráter social e cultural da iniciativa, esta edição também se destaca pelo compromisso ambiental. No sábado (13), serão distribuídas, na praça, 359 mudas de árvores, número que representa a idade que a cidade completa este ano. Também haverá um ponto ecológico para recolhimento de lixo eletrônico.

A novidade foi anunciada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (5), no Museu Solar do Barão, que contou com a presença de Henrique Parra Parra; da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social; do secretário de Cultura, Tércio Marinho; do diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze; do diretor de Comunicação Social, Emerson Leite; e de representantes do Conselho Municipal de Cultura.

Campanha
Na oportunidade, foram acertados os últimos detalhes do evento.

Muita coisa boa está sendo resgatada na cidade e o ‘Pão e Poesia’ é uma delas, pois ajuda muita gente. Agradeço à Caixa, por meio do Henrique Parra Parra, e à Prefeitura, por meio do prefeito Pedro Bigardi, pela realização deste evento maravilhoso”, disse Margarete Bigardi.

Segundo ela, o Fundo Social de Solidariedade entrega mensalmente alimentos para mais de 90 entidades e as doações são muito bem-vindas. A primeira-dama destaca que é importante observar a data de validade dos alimentos que serão doados.

Programação cultural
Marcada por um mix de atrações, a programação cultural do “Pão e Poesia” também foi definida. “Montamos uma programação diversificada, com MPB, rock, maracatu e rap, além de intervenções artísticas a fim de atender aos mais variados públicos. Houve uma preocupação com os artistas, que serão recepcionados com uma boa estrutura para as apresentações”, disse Jean Camoleze.

O secretário de Cultura destacou a importância de manter a tradição do evento. “É uma iniciativa que envolve cultura e cidadania. Muitos artistas da cidade foram projetados no “Pão e Poesia”. Além disso, o evento ajuda e propagar a ação do Fundo Social de Solidariedade e contribui para o processo de revitalização do Centro.”

Viviane Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/05/compromissos-social-cultural-e-ambiental-marcam-pao-e-poesia-2014/