População apoia a campanha Estacione Consciente

Publicada em 04/12/2014 às 14:56

As atividades práticas da campanha Estacione Consciente, realizada conjuntamente pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Transportes, tiveram início nesta quinta-feira (04), na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. O objetivo é promover uma maior conscientização das pessoas com relação às vagas especiais destinadas a pessoas com deficiência e idosos.

A campanha ocorre pelo segundo ano consecutivo e a intenção é cada vez mais agregar atividades à programação. Nesta edição, por exemplo, haverá uma exposição de desenhos produzidos por alunos do ensino fundamental. “Serão colocados 500 desenhos no saguão do Paço Municipal, mostrando o olhar das crianças para a campanha, que tem nelas um aliado muito forte, já que a conscientização funciona melhor na infância”, comenta Reinaldo Fernandes, titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

LEIA TAMBÉM
Campanha Estacione Consciente é aberta
Novo sistema de estacionamento rotativo começa nesta quinta (4)

A dinâmica da cadeira de rodas: aprovação e apoio da população

Vivenciando situações
Uma cadeira de rodas ‘estacionada’ em uma vaga comum, com um cartaz onde se lê “Volto logo. É só por um minuto”, tem como objetivo provocar no motorista a mesma sensação que um deficiente ou um idoso sente quando encontra sua vaga especial ocupada. “A intenção é causar um impacto, para que o momento fique marcado e a gente consiga fazer a informação circular para mais e mais pessoas”, diz Reinaldo.

A engenheira Adriele da Silva teve suas pernas amputadas há pouco mais de dois anos e, desde então, utiliza próteses para caminhar. Sua mobilidade não é tão limitada, mas ela se lembra muito bem dos primeiros meses, quando utilizava cadeira de rodas. “Por isso eu vim aqui, para dar meu apoio a essa campanha, que depende muito mais da mudança de cultura das pessoas, mas alguma coisa tem que ser feita para começar”, disse.

Sugestão
O comerciante Marcelo Lhamas, dono de uma ótica na Praça Marechal Floriano Peixoto, bem em frente a um dos principais bolsões de estacionamento no Centro, vê com frequência flagrantes de desrespeito no trânsito. E por isso mesmo ele não só apoia a campanha como também dá sugestões para que ela seja ainda mais dinâmica.

Ele sugeriu a criação de alguns adesivos, para serem colocados no vidro do motorista que desrespeitar a vaga. “Quando for retirar o colante, ele vai se lembrar da atitude incorreta que teve e isso deve ajudar, tanto quanto a dinâmica da cadeira de rodas”, comentou.

A multa moral: um ‘puxão de orelhas’

O vereador Leandro Palmarini, um dos autores da lei que criou a campanha Estacione Consciente, acompanhou a atividade no primeiro dia e disse que, do texto à prática, o trabalho está avançando bastante. Segundo ele, a Coordenadoria da Pessoa Deficiência acertou na forma de pôr em prática a ideia de conscientizar os motoristas.

“O que precisamos agora alcançar os estacionamentos privados, em bancos, supermercados e shoppings, onde nossa atuação se limita à multa moral”, disse. A multa moral é uma advertência que está sendo colocada no parabrisas do veículo quando a pessoa ocupa uma vaga especial em algum desses locais. Segundo Palmarini, é um “puxão de orelhas”.

A campanha continua até o dia 19, com a atividade da cadeira de rodas em outras ruas da cidade, além da exposição dos desenhos dos estudantes, que apode ser apreciada a partir desta sexta (05).

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/04/populacao-apoia-a-campanha-estacione-consciente/