Prevenção e controle da dengue continuam na cidade

Publicada em 15/01/2015 às 16:39

O olhar atento não deixa escapar nenhum recipiente com água parada. Muito menos quando há larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Os agentes de controle de zoonoses são treinados para identificar focos em qualquer lugar e situação. E são eles a principal arma na prevenção e controle da doença.

O trabalho de prevenção da dengue em Jundiaí é contínuo, faz parte da rotina do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde. Durante o ano todo, não importa a estação, as equipes visitam os mais de 800 pontos estratégicos e imóveis especiais cadastrados pelo departamento em busca de possíveis focos.

MAIS SAÚDE
Prefeitura quer ampliar saúde da família com ‘Mais Médicos’

Dengue: ações envolveram mais de 20 mil pessoas em 2014

Lurdes e Ana Lúcia: qualquer recipiente com água parada pode ser um foco

Lurdes e Ana Lúcia: qualquer recipiente com água parada pode ser um foco

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue, a biomédica Ana Lúcia Castro, explica que os pontos estratégicos são locais propícios para proliferação e dispersão do Aedes aegypti, como ferros velhos, borracharias, cemitérios, transportadoras, construtoras e empresas.

Já os imóveis especiais são aqueles não residenciais que concentram grande quantidade de pessoas, como parques, escolas, shoppings, igrejas, supermercados e outros.

Nesses pontos cadastrados, as visitas são feitas a cada 3 ou 6 meses, ou até mensalmente, dependendo do local. “O criadouro da dengue tem característica de rotatividade. Basta ter água parada para o mosquito se reproduzir. Por isso, esse trabalho de verificação e fiscalização é constante”, destaca a agente Maria de Lurdes Gonçalves, que faz parte da equipe de imóveis especiais.

Além dos pontos cadastrados, as equipes também atendem as denúncias feitas por moradores pelo telefone 156. Por isso, é importante os moradores ficarem atentos e denunciar locais com possíveis focos de dengue.

Vistoria
Durante a visita, os agentes fazem uma varredura no imóvel. Qualquer recipiente com água, latas, copos plásticos, pneus, lonas, galões e até algumas folhagens pode ser um foco. Eles fazem uma vistoria, identificam os problemas, quando encontram algum foco recolhem uma amostra e enviam para o laboratório para análise.

Pontos estratégicos, como borracharias, são alvo da fiscalização

Pontos estratégicos, como borracharias, são alvo da fiscalização

Além de vistoriar e identificar focos, o trabalho da equipe é orientar o proprietário e funcionários. “Nossa intenção não é multar ninguém, mas sim educar”, salienta Ana Lúcia. “Temos um gestor ambiental que também visita os locais cadastrados e orienta como fazer o manejo e armazenamento.”

Nos locais onde é encontrado algum foco com larvas, o proprietário é notificado e tem um prazo para limpar o local e solucionar o problema. “Após o prazo, a equipe volta para verificar. Se não houver providência, daí encaminhamos o caso para a autoridade sanitária que fará o auto de infração e então aplicará a penalidade.”

O Programa de Controle da Dengue também oferece treinamento para empresas e grupos interessados em fazer o controle permanente do vetor em seus estabelecimentos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 4521-3629 ou 4521-0660.

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/15/prevencao-e-controle-da-dengue-continuam-na-cidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original