Solar do Barão promove oficina gratuita de fotografia pinhole

Publicada em 15/01/2015 às 17:54

oficina_pinhole_GO Museu Histórico e Cultural está com inscrições abertas para a oficina de Fotografia Pinhole – construção de uma câmera com uma lata ou caixa para revelar as fotos pelo processo tradicional, que será realizado nos sábados 24 e 31 de janeiro, no Solar do Barão.

Segundo Marco Antônio, que vai ministrar a oficina, o objetivo é que os alunos entendam o funcionamento da estrutura de uma câmera fotográfica e assimilem as práticas dos processos tradicionais de fotografia, tal como a revelação laboratorial.

LEIA TAMBÉM
Fotografias destacam tradição da uva em Jundiaí
Atrações da Festa da Uva garantem diversão e cultura

Os materiais técnicos serão supridos pelo museu, mas a lata ou caixa de papelão pequenas devem ser levadas pelos próprios alunos, para a confecção das câmeras artesanais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Museu Solão do Barão, na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro – SP, até preenchimento das vagas disponíveis. As aulas serão ministradas das 9h às 12h. A idade mínima é de 12 anos. Para mais informações contate (11) 4521-6259 / 4586-8414 ou pelo email museusolardobarao@jundiai.sp.br.

Curiosidade
Fotografia Pinhole consiste na foto que é tirada com câmera artesanal, de lata ou caixa, totalmente vedada. Ela recebe apenas um furo e 1 pedaço de papel fotográfico em seu interior. Quando o furo é destampado, a luz que incide sobre ele se projeta no papel, fazendo com que imagem diante dele, seja eternizado em na fotografia que será PB – preto e branco.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/15/solar-do-barao-promove-oficina-de-fotografia-pinhole/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original