Call center agiliza negociação de débitos com a Prefeitura
Publicada em 21/01/2015 às 15:09Com apenas duas semanas de funcionamento, um novo serviço da Secretaria de Finanças está atraindo o interesse da população. Trata-se de um call center, com o objetivo de orientar pessoas e empresas que tenham débitos tributários com a Prefeitura e, por alguma razão, mantêm-se na condição de inadimplentes.
O novo serviço entrou em operação no dia 8 de janeiro, com o objetivo de estimular os devedores a regularizar sua situação com a Prefeitura. De acordo Celso Coletti, diretor da Secretaria de Finanças, quem ganha é a própria população.
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“O dinheiro arrecadado com esse programa retorna ao munícipe em forma de obras e investimentos na cidade”, comenta o diretor, citando como exemplos a construção de unidades de saúde e obras de infraestrutura, dentre outras.
Desde que entrou em operação e até esta quarta-feira (21), o call center já realizou 800 contatos com munícipes, com 25% de acordos formalizados. Não são as atendentes que fazem os acordos, pois os contatos são apenas para informar sobre os parcelamentos e prazos disponíveis.
“Depois que a pessoa toma conhecimento dos valores devidos e de uma simulação de pagamento, ela pode procurar o atendimento presencial, que funciona no Poupatempo, e formalizar o acordo, para evitar que a dívida fique maior com os encargos legais, que não podem ser dispensados”, informa Coletti.
No ano passado, os recursos obtidos com o resgate de dívidas tributárias registraram crescimento significativo e, em 2015, a meta é alcançar 35% a mais. Para isso, a ampliação do prazo de parcelamento para 120 meses – conforme projeto de lei do prefeito Pedro Bigardi, aprovado na Câmara Municipal no final do ano passado – será importante.
“A ampliação do prazo possibilita parcelas mais baixas, dentro daquilo que o munícipe pode pagar”, explica Coletti. Contudo, a parcela mínima não pode ser inferior a 50% da Unidade Fiscal do Município, hoje em R$ 132,24. Para empresas e pessoas jurídicas, a parcela não pode ser inferior a uma UFM inteira.
Munícipe também pode ligar
A partir de agora, além de receber a ligação do call center, o próprio cidadão poderá se antecipar e ligar para saber se deve e quanto deve. O número é o (11) 4230-1881, e, para saber se ficou algum débito em aberto, o interessado deve fornecer o seu número de contribuinte, no caso do IPTU. Para outros débitos, referentes a alvarás, multas diversas, certidões e ISS, por exemplo, é preciso fornecer as informações para levantamento dos possíveis débitos.
Coletti lembra que todos os acordos devem ser formalizados no atendimento da Secretaria de Finanças no Poupatempo, localizado no Complexo Fepasa.
Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida
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