Prefeito faz visita técnica nas obras da Ponte Torta
Publicada em 05/02/2015 às 17:47Os trabalhos de conservação da Ponte Torta contam com uma visita técnica do prefeito Pedro Bigardi, nesta sexta-feira (6), às 9h. Outros técnicos e moradores interessados poderão participar, com orientação do conservador e restaurador Toninho Sarasá, às 10h.
“Pretendemos conhecer um pouco mais dos detalhes desse trabalho tão importante para nossa cidade e nossa história”, afirmou o prefeito. Além da visita técnica, ele e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), pretendem também gravar os depoimentos sobre o monumento.
LEIA TAMBÉM
TVE prepara documentário do projeto Ponte Torta
Homenagem destaca participação social no Plano Diretor
De acordo com o especialista Toninho Sarasá, a conservação envolve a limpeza do monumento e a reposição de peças faltantes, como tijolos que precisam ser moldados no tamanho e características usados há mais de 130 anos.
Mais detalhes serão passados durante as visitas, em grupos de três ou quatro pessoas cada, realizada a partir das 10h, no local.
O principal diferencial do projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, tem sido o resgate da memória social do monumento e a mobilização de pessoas por meio do ciclo social de zeladoria.
Árvore genealógica
Uma das etapas do ciclo da zeladoria está marcada também nesta sexta-feira (6), a partir das 14h, no auditório da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot (no Complexo Argos). O tema vai ser a construção e uso da árvore genealógica, ferramenta geralmente adotada para autoconhecimento, como instrumento de compreensão também da memória coletiva. A participação é aberta a todos os interessados.
Em paralelo, também estarão abertas as gravações de depoimentos de moradores que quiserem deixar uma mensagem para a Ponte Torta.
“Nosso entendimento sobre o papel da Ponte Torta no cotidiano de Jundiaí, desde 1.888 até os dias atuais, ganhou muito com essas intervenções das pessoas, geralmente bastante afetivas”, destaca a secretária Daniela da Camara Sutti.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
Baixe as fotos desta notícia na resolução original