Prefeito faz visita técnica nas obras da Ponte Torta

Publicada em 05/02/2015 às 17:47

Os trabalhos de conservação da Ponte Torta contam com uma visita técnica do prefeito Pedro Bigardi, nesta sexta-feira (6), às 9h. Outros técnicos e moradores interessados poderão participar, com orientação do conservador e restaurador Toninho Sarasá, às 10h.

“Pretendemos conhecer um pouco mais dos detalhes desse trabalho tão importante para nossa cidade e nossa história”, afirmou o prefeito. Além da visita técnica, ele e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), pretendem também gravar os depoimentos sobre o monumento.

LEIA TAMBÉM
TVE prepara documentário do projeto Ponte Torta
Homenagem destaca participação social no Plano Diretor

Cuidados na Ponte Torta serão visitados pelo prefeito

Cuidados na Ponte Torta serão visitados pelo prefeito

De acordo com o especialista Toninho Sarasá, a conservação envolve a limpeza do monumento e a reposição de peças faltantes, como tijolos que precisam ser moldados no tamanho e características usados há mais de 130 anos.

Mais detalhes serão passados durante as visitas, em grupos de três ou quatro pessoas cada, realizada a partir das 10h, no local.

O principal diferencial do projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, tem sido o resgate da memória social do monumento e a mobilização de pessoas por meio do ciclo social de zeladoria.

Árvore genealógica
Uma das etapas do ciclo da zeladoria está marcada também nesta sexta-feira (6), a partir das 14h, no auditório da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot (no Complexo Argos). O tema vai ser a construção e uso da árvore genealógica, ferramenta geralmente adotada para autoconhecimento, como instrumento de compreensão também da memória coletiva. A participação é aberta a todos os interessados.

Em paralelo, também estarão abertas as gravações de depoimentos de moradores que quiserem deixar uma mensagem para a Ponte Torta.

“Nosso entendimento sobre o papel da Ponte Torta no cotidiano de Jundiaí, desde 1.888 até os dias atuais, ganhou muito com essas intervenções das pessoas, geralmente bastante afetivas”, destaca a secretária Daniela da Camara Sutti.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/05/prefeito-faz-visita-tecnica-nas-obras-da-ponte-torta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original