Prefeito se emociona ao visitar restauração da Ponte Torta

Publicada em 06/02/2015 às 14:48

Um trabalho praticamente artesanal em cada um dos 50 mil tijolos da Ponte Torta motivou a visita técnica realizada nesta sexta-feira (6) pelo prefeito Pedro Bigardi ao canteiro de obras instalado ao lado do rio Guapeva. A antiga ponte dos bondes, que atualmente é um monumento histórico da cidade, será totalmente restaurada após determinação do prefeito.

CONHEÇA O PROJETO DE ZELADORIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL

“Por um lado, mais pessoal, senti a emoção de lembrar que meu pai Antonio me trazia muito aqui neste lugar. E por outro lado, como prefeito, vejo o carinho com que o trabalho é feito nessa técnica de recuperar um monumento. E mais que isso, com um movimento que está acontecendo de valorizar o lugar, o patrimônio e zelar por ele”, afirmou Pedro Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS DA VISITA

LEIA TAMBÉM
TVE prepara documentário do projeto Ponte Torta
Homenagem destaca participação social no Plano Diretor

Bigardi com Daniela, Toninho e Alan: emoção e técnica no trabalho da Ponte

Bigardi com Daniela, Toninho e Alan: emoção e técnica no trabalho da Ponte

Ao visitar os andaimes de trabalho, equipado com capacete e cuidado nos movimentos, o prefeito foi acompanhado pelo coordenador do projeto, Toninho Sarasá, que explicou detalhes dos trabalhos de limpeza, higienização e de reposição de tijolos quebrados com peças produzidas por encomenda em olarias – de acordo com as características da década de 1880. As intervenções da equipe especializada lembram os cuidados com uma obra de arte.

Tijolo a tijolo, o trabalho especializado valoriza a técnica de construção em arco

Tijolo a tijolo, o trabalho especializado valoriza a técnica de construção em arco

“São detalhes técnicos trabalhados com muita concentração. A argamassa de época, a remoção de tintas de grafitagem, a limpeza de cada tijolo, tudo está sendo feito com as informações levantadas no processo”, comentou Daniela da Camara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente.

Uma dessas fontes de informação, o morador Luciano Rossi Filho esteve no local com familiares e reforçou o depoimento gravado anteriormente de que o pai dele, conhecido por “Lúcio Bananeiro”, passava com uma carroça em cima da ponte, no início do século 20, para vender frutas no mercado então localizado no Centro – e que depois abrigaria a primeira Festa da Uva, em 1934. Também estiveram presentes estudantes e técnicos.

Respirando história
O cuidado com um patrimônio antigo e cheio de histórias dos moradores de Jundiaí, como no caso da Ponte Torta, começa a mostrar efeitos. Gestores na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Décio Pinheiro Pradella e Daniela Colagrossi, chamaram a atenção para a “trinca” visível embaixo do arco da ponte que surgiu quando retiraram a margem esquerda do rio, exigindo depois a sapata de concreto na década de 1980, ou para o alinhamento da rua Paula Penteado (conhecida popularmente como “rua Torta”), um século antes.

O trabalho com a comunidade também gerou comentários, como percebemos no Jardim Novo Horizonte”, afirmou o vereador Rafael Purgato, que também visitou o local, sobre as oficinas lúdicas testadas pelo projeto no bairro aparentemente distante mas ligado ao monumento pela história ferroviária na cidade.

De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, é importante que os esforços em torno da Ponte Torta estimulem outros movimentos de valorização do patrimônio. “As pessoas precisam ter motivos para gostar do lugar onde vivem e expressarem esse sentimento em ações”, afirmou.

O chefe de Gabinete, Alan Piccolo, também participou da visita técnica.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/06/prefeito-se-emociona-ao-visitar-trabalho-de-restauracao-da-ponte-torta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original