Brinquedos que marcaram época em exposição no Solar do Barão

Publicada em 11/02/2015 às 13:53

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão abre nesta quinta-feira (12) a exposição “Brinquedos e Brincadeiras”. Com curadoria colaborativa, a mostra conta com 150 brinquedos notáveis das décadas de 1950 a 1990, divididos em seis seções: bonecos, transportes em miniatura, jogos de tabuleiro, brindes, rústicos e eletrônicos. A entrada é gratuita.

“A exposição busca mostrar a importância do brinquedo na vida de crianças e adultos. Assim como em nossa formação social, o brinquedo tem um papel lúdico no desenvolvimento da criatividade e da interação”, pontua o diretor do Museu Histórico e Cultural, Jean Camoleze, que participa da curadoria.

MAIS CULTURA
Carnaval começa a ganhar forma na avenida Luiz Latorre
Projetos do Programa Estímulo serão conhecidos na quinta (12) e sexta (13)

Miniaturas estão entre os destaques da exposição

Miniaturas estão entre os destaques da exposição

Entre os brinquedos em exibição estão o vídeo-game Atari, a primeira boneca da Mônica, coleções como a do He-Man, brindes de lojistas, primeiro boneco mecânico da Estrela, ferrorama, motorama, autorama e o aclamado fliperama, que será um dos destaques e traz com interação o jogo Street Fighter ao público.

Haverá, ainda, exibições de comerciais da época em que os brinquedos foram lançados, aberturas de desenhos antigos e o documentário “Criança, a alma do negócio”, a respeito das relações de consumo com a infância.

O documentário foi dirigido pela cineasta Estela Renner, é uma produção de 2008 e tem duração de 50 minutos. O problema da relação entre publicidade e consumismo infantil, inclusive, traz à tona um assunto atual, que foi tema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014.

Amarelinha
Um chamariz diferenciado da mostra será a entrada, que terá um tapete de boas-vindas em formato de “amarelinha”. A brincadeira, que passou por gerações, vai recepcionar os visitantes. Também na entrada estará disposta uma cortina de fitas de cetim com nomes de brincadeiras de rua.

Segundo Shari Almeida, museóloga e mestre em conservação e restauro, a mostra terá como público alvo principalmente os adultos, pois acredita que serão os “mais cativados”, tanto por já terem tido alguma vez os brinquedos ou porque foram objetos cobiçados na infância. “É uma exposição que vai emocionar”, aposta.

Cada espaço temático contará com painéis explicativos, para que os visitantes possam absorver mais informações sobre os brinquedos e as origens.

Jogos de tabuleiro no acervo

Jogos de tabuleiro no acervo

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/11/brinquedos-que-marcaram-epoca-em-exposicao-no-solar-do-barao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original