Carnaval começa a ganhar forma na avenida Luiz Latorre

Publicada em 10/02/2015 às 18:16

A avenida Prefeito Luiz Latorre está sendo preparada para os desfiles das escolas de samba, promovidos pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura. Com o tema “Jundiaí 360, um giro pela nossa história”, o evento está marcado para sábado (14) e domingo (15), a partir das 19h30, no mesmo local do ano passado.

A montagem das arquibancadas está sendo finalizada para receber a cobertura de proteção de chuva. A sonorização está sendo instalada e os postes de iluminação colocados – são 36 ao longo da avenida a fim de garantir o brilho das alegorias das escolas de samba e a segurança do público. Serão 300 m de passarela para a passagem das escolas, que será pintada de branco, mais 100 m para concentração e outros 100 m para dispersão.

MAIS CARNAVAL
Corte da Alegria participa da festa dos 85 anos da Vai-Vai
Saúde promove campanha de prevenção da Aids no carnaval
Vigilância Sanitária faz ‘operação Carnaval’ nos clubes da cidade

Estrutura do Carnaval está sendo montada na avenida Prefeito Luiz Latorre

Estrutura do Carnaval está sendo montada na avenida Prefeito Luiz Latorre

O investimento visa oferecer conforto e segurança ao público que for assistir aos desfiles a e valorizar o trabalho das escolas de samba. No ano passado, aproximadamente 37 mil pessoas prestigiaram o Carnaval na avenida Prefeito Luiz Latorre. “A expectativa é a de reunirmos um púbico ainda maior que o do ano passado, por isso vamos ter uma infraestrutura maior também. Nossa meta é fazer um Carnaval impecável, que corresponda ao aumento de qualidade apresentado todos os anos pelas escolas. Queremos uma festa da família, do povo, onde a alegria seja o principal samba-enredo”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, esteve na avenida acompanhando o trabalho da montagem da estrutura nesta terça-feira (10). “Ampliamos a estrutura no intuito de oferecer melhores condições ao público, para que possa assistir aos desfiles com a família com conforto e segurança, e às escolas de samba para que possam apresentar um belo espetáculo nesta que é a maior festa popular do Brasil.”

Neste ano, haverá arquibancadas dos dois lados da avenida. A capacidade foi ampliada, totalizando sete mil lugares – dois mil a mais que no ano passado. A acessibilidade também estará presente com espaço adaptado para pessoas com deficiência. A estrutura também compreende 80 banheiros químicos espalhados pela avenida, sendo 10 deles com total acessibilidade.

Atrás das arquibancadas ficarão os estandes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon e ambulatório médico. As barracas de alimentação serão concentradas no mesmo espaço de 2014 e a venda de bebidas alcóolicas será fiscalizada pela equipe da Vara da Infância e da Juventude, que contará com o apoio de 20 orientadores de público.

A segurança do evento será feita pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Serão 70 policiais militares e 70 guardas municipais por noite fazendo o patrulhamento no local. O número de orientadores de público também será maior este ano, passando de 120 para 150 por noite. Ao todo, pelo menos 700 pessoas, entre servidores e prestadores de serviços, trabalharão nos desfiles.

Transporte
Nos dois dias de desfile, a Secretaria de Transporte vai operar um esquema especial de ônibus. Haverá linhas especiais de ônibus partindo dos terminais Central, Hortolândia e Vila Arens, a partir das 18h, para a avenida Prefeito Luiz Latorre.

Ao final das apresentações, 20 ônibus sairão da avenida Prefeito Luiz Latorre (próximo à Faculdade Anhanguera) sentido bairros com itinerários criados de acordo com a necessidade.

No domingo (15), estará em vigor a Tarifa Social e os usuários de transporte público da cidade poderão assistir ao desfile das escolas de samba pagando apenas R$ 1.

O local também conta com estacionamento gratuito ao público.

Interdição
Em função dos desfiles de Carnaval, o trecho da avenida Prefeito Luiz Latorre (sentido bairro-Centro), compreendido entre a rotatória próxima à Felivel até a rua Aurora Germano de Lemos, e o viaduto de ligação sobre a via Anhanguera ao bairro do Retiro serão interditados para o trânsito de veículos das 14h do sábado (14) às 6h da segunda-feira (16).

Viviane Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/10/carnaval-comeca-a-ganhar-forma-na-avenida-prefeito-luiz-latorre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original