Prefeitura e 12º GAC fazem ação contra dengue

Publicada em 11/02/2015 às 17:04

Cerca de 100 soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) participaram na manhã desta quarta-feira (11) de um treinamento com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses. O objetivo foi preparar o grupo para a ação Dengue: Aqui Não!, que será realizada nesta quinta-feira (12), das 8h30 às 16h30, em vários bairros da cidade.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue, Ana Lúcia Castro, os soldados receberam orientações sobre a doença e, principalmente, sobre as condutas para eliminar os criadouros – um dos focos principais do trabalho.

LEIA TAMBÉM
Dengue: as principais perguntas e respostas sobre o assunto
Prefeito visita 12º GAC e reforça união de forças pela segurança
Vigilância Sanitária faz ‘operação Carnaval’ nos clubes da cidade

Soldados receberam orientações sobre a ação

Soldados receberam orientações sobre a ação

“Também falamos sobre a comunicação e a informação para os munícipes. A ideia é fazer com que o morador participe da ação na hora de eliminar os criadouros, afinal a ação será dentro da casa dele”, destacou Ana Lúcia.

O “dia D” de combate à dengue em Jundiaí foi antecipado neste ano. Normalmente, a ação é realizada em março ou abril. “O perfil epidemiológico da doença mudou em vários municípios do Estado de São Paulo, por isso a decisão de antecipar essa grande ação”, explicou o gerente do Centro de Zoonoses, Carlos Ozahata.

A ação nesta quinta (12) vai mobilizar cerca de 300 pessoas, entre profissionais da área da saúde e soldados do 12º GAC, parceiro nessa ação. A meta é visitar 10 mil imóveis.

Os soldados e os agentes de Zoonoses serão divididos em 16 equipes e vão visitar 13 bairros: Vila Alvorada, Parque Brasília, Jardim do Lago, Vila Bela, Jardim Esplanada, Colônia, Jardim Tamoio, Agapeama, Vila Arens, Vila Progresso, Jardim Samambaia, Centro e Jardim Tarumã.

Já os agentes comunitários de saúde vão visitar 18 bairros: Vila Marlene, Vila Hortolândia, Santa Gertrudes, Vila Maringá, Vila Cristo, Corrupira, Jardim Tulipas, Jardim Tamoio, Morada das Vinhas, Parque Centenário, Rio Acima, São Camilo, Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Eloy Chaves, Sarapiranga, Vila Ana e Vila Esperança.

O objetivo da ação é conscientizar a população e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Pedimos a colaboração de todos nessa luta. Vale destacar a importância de cada morador olhar o quintal e eliminar recipientes com água parada”, diz o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

Ozahata destaca também que os moradores com sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde ou um pronto-atendimento.

O Centro de Zoonoses fica na rua Prudente de Moraes, 744, no Centro. Telefone 4521-0660.

Ana Lúcia: meta é visitar 10 mil domicílios

Ana Lúcia: meta é visitar 10 mil domicílios

Algumas dicas para eliminar criadouros:
– Guarde pneus em locais secos e cobertos;
– Mantenha o lixo tampado;
– Guarde garrafas vazias de boca para baixo;
– Tampe as caixas d’água;
– Armazene adequadamente os materiais recicláveis;
– Tampe os ralos;
– Limpe os terrenos;
– Evite usar pratos nos vasos de planta, ou fure-os.

Principais sintomas da dengue:
– Febre alta;
– Dor de cabeça;
– Dor no fundo dos olhos;
– Falta de apetite;
– Dores nas articulações;
– Fraqueza;
– Manchas pelo corpo.

Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/11/prefeitura-e-12o-gac-fazem-acao-contra-dengue-nesta-quinta-feira-12/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original