Prefeito anuncia obras na rede de água no Centro

Publicada em 19/02/2015 às 17:00

O prefeito Pedro Bigardi anunciou nesta quinta-feira (19) o início das obras da Dae de remanejamento de rede de água no Centro da cidade. Serão trocados 3,3 quilômetros de rede em ferro fundido por outra de PVC, material de qualidade superior.

Bigardi destacou que as redes do Centro são antigas, com mais de 40 anos e que a obra reduzirá perdas. “É um trabalho de interesse de toda a população. O País vive uma situação de crise hídrica e é necessário qualificar toda a rede para garantir que não haja perda de água tratada”, explica o prefeito, ressaltando que um tubo de ferro com mais de 20 anos de uso perde aproximadamente 20% de sua vasão.

LEIA TAMBÉM
Tarifa a R$ 1 cai no gosto das famílias jundiaienses
Campanha de prevenção da dengue visita mais de 9 mil imóveis

Prefeito destacou que essa obra representa economia de água tratada para a cidade

Prefeito destacou que essa obra representa economia de água tratada para a cidade

As tubulações, com diâmetros de 50 mm, 75 mm e 100mm, serão trocadas, por outras de 60 mm, 85 mm e 110 mm, respectivamente. Além disso, haverá remanejamento da posição das redes: as antigas, que hoje ficam no meio das ruas, serão colocadas no passeio, o que facilitará futuras manutenções.

De acordo com o diretor presidente da Dae, Jamil Yatim, um trecho da rua Bernardino de Campos, entre as ruas do Rosário e Zacarias de Góes, já foi executado. A partir de hoje, a Dae vai trabalhar nas ruas Senador Fonseca, Zacarias de Góes e Baronesa do Japi e as interdições, sob orientação da Secretaria Municipal de Transportes, serão feitas trecho a trecho.

Nas vias paralelas à rua do Rosário, a obra será executada durante a semana e, nas perpendiculares, aos finais de semana. “Faremos esta alternância de serviços para reduzir ao máximo o impacto no comércio”, diz Jamil. A previsão de término é 60 dias.

Após a conclusão deste trecho central, a Dae iniciará a segunda fase do projeto, que prevê a substituição de mais 4 quilômetros de rede, no quadrilátero que compreende a rua Dr. Cavalcanti, até a 15 de Novembro, e da Torres Neves, até a rua Pandiá Calógera.

Nesta fase serão trocadas as redes em ferro fundido, de 75 mm e 100 mm, por outras de 110 mm, 85 mm e 60 mm, em PVC. “O diâmetro vai depender da demanda de água de cada região onde a rede está localizada”, explica Jamil. Segundo ele, o investimento total é de cerca de R$ 800 mil. Depois de iniciada a segunda fase, a previsão de término é 90 dias.

Trânsito
Setransp e Dae vão trabalhar para garantir que o trânsito do Centro não sofra prejuízos por conta das obras.
De acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, como as obras são nas calçadas, as restrições nas vias serão mínimas.

Ele explica que vagas de estacionamento serão extintas no período de obras para que seja reservado um espaço para que os pedestres circulem com segurança.

Além disso, o secretário destaca que, quando necessário interditar a via, o serviço será feito aos domingos para não prejudicar o comércio.

Segundo ele, não haverá intervenções que prejudiquem o fluxo do transporte coletivo na região central e nenhuma linha sofrerá alteração de itinerário.

Secretários participaram para falar do impacto nas obras na região central

Secretários participaram para falar do impacto nas obras na região central

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/19/prefeito-anuncia-obras-na-rede-de-agua-no-centro/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original