Transmissão do Carnaval pela TVE percorreu o mundo
Publicada em 19/02/2015 às 13:47Democratizar o acesso à cultura e se aproximar ainda mais dos cidadãos foram os motivos que levaram a TVE Jundiaí a transmitir, ao vivo, pelo segundo ano consecutivo, todos os detalhes do carnaval jundiaiense. A novidade desta vez ficou por conta da transmissão em tempo real pelo canal da emissora no Youtube, além da apuração das escolas de samba, que mostrou em primeira mão a vitória da Unidos da Zona Leste e o acesso da União da Vila à elite do samba.
A interatividade foi a marca da transmissão, com centenas de comentários, elogios e mensagens às escolas de samba. Telespectadores de várias partes do Brasil e até do mundo, assistiram aos desfiles. “Fiquei feliz por poder assistir ao Carnaval da minha cidade. Há pelo menos 8 anos estou morando fora e a melhora é perceptível. Se antes não sentia a menor vontade de assistir, mal procurava saber a respeito, agora admito pensar que no próximo ano a minha rota será a terra querida Jundiaí”, comentou o telespectador Bruno Cipolletta, na timeline do canal no Youtube.
LEIA TAMBÉM
Unidos da Zona Leste leva 1º título do Carnaval
Acessos dos Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, República Checa e até da Índia foram registrados no site da TVE. “Nossas publicações em todos os meios digitais atingiram mais de 44 mil pessoas durante os desfiles”, comemora o superintendente da TVE, Thiago Godinho. “Isso sem contar os milhares de telespectadores que estavam acompanhando pelo Canal 24 da Net”.
Ele ressalta que o trabalho no evento, pelo segundo ano consecutivo, permitiu um resgate da tradição do carnaval na cidade. “No ano passado fizemos a primeira transmissão após 10 anos sem registrar o Carnaval ao vivo pelo Canal 24. Neste ano, viemos consagrar o retorno desta tradição”, comenta.
O prefeito Pedro Bigardi também destacou a importância da TVE na divulgação do Carnaval 2015. “Com este trabalho, conseguimos levar a cultura do Carnaval a muitas pessoas que não puderam estar na avenida”, elogia.
Inovação
Aproximadamente 50 profissionais participaram da transmissão, que durou quase 15 horas durante todo o carnaval. A estrutura montada na avenida Prefeito Luiz Latorre surpreendeu quem passou pelo local. Foram utilizados 800 metros de cabos, uma unidade móvel e cinco câmeras posicionadas em pontos estratégicos da avenida para captar todos os detalhes dos desfiles e bastidores.
A TVE também inovou ao utilizar o canal no Youtube para transmitir, em tempo real, o desfile de todas as escolas do grupo Especial e do grupo de Acesso, além da apuração. Após o evento, os vídeos permaneceram disponíveis na rede social e já foram visualizados por quase 7 mil pessoas.
Agora a emissora jundiaiense estuda a realização de outros eventos ao vivo pelo Youtube com o objetivo de ampliar o acesso ao que de melhor acontece na cidade. “Estamos procurando falar com os cidadãos nos canais que ele já utiliza para se comunicar e consumir conteúdo. A internet é cada vez mais importante neste nosso planejamento”, completa Godinho.
Equipe nota 10
A apresentação do evento ficou a cargo dos profissionais da casa, Márcio Miguel e Liliane Rossi, com comentários do jornalista Jamilson Tonoli, convidado da TVE. Nos bastidores, repórteres e produtores trabalharam para atualizar o telespectador com informações relevantes sobre os desfiles, além de uma equipe técnica preparada e entrosada para levar todos os momentos aos telespectadores.
Além de acompanhar o carnaval na avenida, a TVE fez uma cobertura completa da passagem dos principais blocos carnavalescos da cidade, como o “Refogado do Sandi”, “Chupa que é de Uva” e o recém-criado “Carne com Queijo”.
John Viudes
Fotos: Arquivo PMJ
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
07/04/2024
Monitoramento funciona e Jundiaí tem desfile de Carnaval sem ocorrências
-
05/04/2024
Confira as alterações no trânsito para o Desfile das escolas de samba, neste sábado (06)
-
15/02/2024
Corte da Alegria reforça a divulgação do desfile das escolas de samba de Carnaval
-
13/02/2024
Comitê Integrado tem balanço positivo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original