Transmissão do Carnaval pela TVE percorreu o mundo

Publicada em 19/02/2015 às 13:47

Democratizar o acesso à cultura e se aproximar ainda mais dos cidadãos foram os motivos que levaram a TVE Jundiaí a transmitir, ao vivo, pelo segundo ano consecutivo, todos os detalhes do carnaval jundiaiense. A novidade desta vez ficou por conta da transmissão em tempo real pelo canal da emissora no Youtube, além da apuração das escolas de samba, que mostrou em primeira mão a vitória da Unidos da Zona Leste e o acesso da União da Vila à elite do samba.

A interatividade foi a marca da transmissão, com centenas de comentários, elogios e mensagens às escolas de samba. Telespectadores de várias partes do Brasil e até do mundo, assistiram aos desfiles. “Fiquei feliz por poder assistir ao Carnaval da minha cidade. Há pelo menos 8 anos estou morando fora e a melhora é perceptível. Se antes não sentia a menor vontade de assistir, mal procurava saber a respeito, agora admito pensar que no próximo ano a minha rota será a terra querida Jundiaí”, comentou o telespectador Bruno Cipolletta, na timeline do canal no Youtube.

LEIA TAMBÉM
Unidos da Zona Leste leva 1º título do Carnaval

Equipe nota 10 da TV Educativa na avenida

Equipe nota 10 da TV Educativa na avenida

Acessos dos Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, República Checa e até da Índia foram registrados no site da TVE. “Nossas publicações em todos os meios digitais atingiram mais de 44 mil pessoas durante os desfiles”, comemora o superintendente da TVE, Thiago Godinho. “Isso sem contar os milhares de telespectadores que estavam acompanhando pelo Canal 24 da Net”.

Ele ressalta que o trabalho no evento, pelo segundo ano consecutivo, permitiu um resgate da tradição do carnaval na cidade. “No ano passado fizemos a primeira transmissão após 10 anos sem registrar o Carnaval ao vivo pelo Canal 24. Neste ano, viemos consagrar o retorno desta tradição”, comenta.

O prefeito Pedro Bigardi também destacou a importância da TVE na divulgação do Carnaval 2015. “Com este trabalho, conseguimos levar a cultura do Carnaval a muitas pessoas que não puderam estar na avenida”, elogia.

Prefeito Pedro Bigardi, Thiago Godinho e Marcos Brunholi

Prefeito Pedro Bigardi, Thiago Godinho e Marcos Brunholi

Inovação
Aproximadamente 50 profissionais participaram da transmissão, que durou quase 15 horas durante todo o carnaval. A estrutura montada na avenida Prefeito Luiz Latorre surpreendeu quem passou pelo local. Foram utilizados 800 metros de cabos, uma unidade móvel e cinco câmeras posicionadas em pontos estratégicos da avenida para captar todos os detalhes dos desfiles e bastidores.

A TVE também inovou ao utilizar o canal no Youtube para transmitir, em tempo real, o desfile de todas as escolas do grupo Especial e do grupo de Acesso, além da apuração. Após o evento, os vídeos permaneceram disponíveis na rede social e já foram visualizados por quase 7 mil pessoas.

Agora a emissora jundiaiense estuda a realização de outros eventos ao vivo pelo Youtube com o objetivo de ampliar o acesso ao que de melhor acontece na cidade. “Estamos procurando falar com os cidadãos nos canais que ele já utiliza para se comunicar e consumir conteúdo. A internet é cada vez mais importante neste nosso planejamento”, completa Godinho.

Equipe nota 10
A apresentação do evento ficou a cargo dos profissionais da casa, Márcio Miguel e Liliane Rossi, com comentários do jornalista Jamilson Tonoli, convidado da TVE. Nos bastidores, repórteres e produtores trabalharam para atualizar o telespectador com informações relevantes sobre os desfiles, além de uma equipe técnica preparada e entrosada para levar todos os momentos aos telespectadores.

Além de acompanhar o carnaval na avenida, a TVE fez uma cobertura completa da passagem dos principais blocos carnavalescos da cidade, como o “Refogado do Sandi”, “Chupa que é de Uva” e o recém-criado “Carne com Queijo”.

John Viudes
Fotos: Arquivo PMJ

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/19/transmissao-do-carnaval-pela-tve-jundiai-percorreu-o-mundo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original