Hospital Regional deve operar como ‘braço’ do São Vicente

Publicada em 20/02/2015 às 15:36

O Hospital Regional de Jundiaí funcionará a partir de agora como um “braço” do Hospital São Vicente. A readequação no projeto da unidade hospitalar, inaugurada em julho do ano passado, foi anunciada nesta quinta-feira (19), durante reunião dos secretários de Saúde e diretores de hospitais dos municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Segundo Márcia Bevilacqua, titular da Diretoria Regional de Saúde Campinas (DRS 7), esse reajuste é uma determinação do secretário Estadual de Saúde e visa atender à demanda da região, que tem sido amplamente debatida pela Secretaria de Saúde de Jundiaí e demais cidades da região.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí capacita agentes de saúde no combate às drogas
Campanha de prevenção da dengue visita mais de 9 mil imóveis

Reunião foi realizada no Paço Municipal de Jundiaí

Reunião foi realizada no Paço Municipal de Jundiaí

“Visitei o Regional esta semana e não fiquei satisfeita. Por isso, juntamente com o secretário, redefinimos alguns pontos importantes. O Regional vai atender a média complexidade, como já vem ocorrendo, mas também será uma retaguarda do São Vicente”, destacou a diretora da DRS 7.

De acordo com Márcia, a Secretaria de Saúde do Estado também determinou a ampliação de cirurgias de urologia, vascular, geral e otorrino, além da abertura de cirurgias de cabeça e pescoço no Regional.

Para o secretário de Saúde de Jundiaí, Luís Carlos Casarin, essa conquista é fruto da parceria e da aproximação entre o Executivo local e o Governo do Estado, e deve ajudar a desafogar o Hospital São Vicente. “Estamos na expectativa para que essa determinação se concretize o mais breve possível. Porque, de fato, o hospital de caráter regional continua sendo o São Vicente“, frisou o secretário.

Casarin também destacou que a Secretaria de Saúde de Jundiaí tem se empenhado para implantar uma rede hospitalar na AUJ. “Para isso, é fundamental que cada equipamento público, seja em Jundiaí ou nas cidades da região, tenha seu papel definido”, destacou. Segundo ele, o São Vicente deve ser o hospital estruturante dessa rede e tem de assumir esse papel. “Nesse contexto, a retaguarda do Regional será muito importante.”

Durante a reunião, foi formado um comitê técnico hospitalar, com representantes de todos os municípios e da DRS 7. O objetivo é revisar os pactos e discutir as questões técnicas, além de definir o uso de recursos, como o Pró-Santa Casa.

Ficou definido ainda que o Hospital São Vicente vai referenciar os pacientes, conforme avaliação de cada caso, para os hospitais de sua cidade de origem. Já o Hospital Regional terá papel estratégico e os hospitais da região serão de apoio. “Temos de ter em mente que referenciamento não é fechar a porta, mas sim qualificá-la”, frisou Márcia.

O grupo também discutiu a Rede de Urgência e Emergência (RUE), que foi colocada como prioridade do comitê.

Niza Souza
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/20/diretora-da-drs7-quer-hospital-regional-como-braco-do-sao-vicente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original