Jundiaí capacita agentes de saúde no combate às drogas

Publicada em 20/02/2015 às 14:41

O plano integrado de combate às drogas Crack, é Possível Vencer, articulado em Jundiaí por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), com apoio da Guarda Municipal e Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), está ganhando um importante reforço dentro do conjunto de ações que vêm sendo tomadas.

Teve início nesta sexta-feira (20) um curso de qualificação para os agentes comunitários de saúde dentro do projeto “Caminhos do Cuidado”, que envolve as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS), a Rede de Escolas Técnicas do SUS e o Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM
Campanha de prevenção da dengue visita mais de 9 mil imóveis
Secretário de Saúde participa de reunião com São Vicente e FMJ

A capacitação está sendo realizada na Escola de Governo

A capacitação está sendo realizada na Escola de Governo

O “Caminhos do Cuidado” é um projeto pactuado pelo Ministério da Saúde, que consta entre as prioridades da Presidência da República no plano de enfrentamento ao crack. De acordo com a assistente social Camila Teixeira, uma das tutoras do projeto em Jundiaí, essa ação representa mudança de paradigmas em relação ao tratamento aos usuários de drogas. “Com isso, é possível potencializar as ações e ampliar os horizontes”, diz.

No caso de Jundiaí, a cidade demonstrou interesse pela capacitação, que terá carga de 40 horas, dividida em cinco encontros semanais. “Serão discutidos também os problemas enfrentados pelos agentes e técnicos de saúde no seu dia a dia”, explica Camila.

Além de Camila, a psicóloga Cíntia Tonetti Bonandin também é tutora e fará parte de todo o curso com os agentes locais, que está sendo realizado na Escola de Governo e Gestão do Município. No Brasil, serão atendidos 290 agentes, sendo 80 mil só na região sudeste.

Camila, tutora do projeto: mudança de paradigmas

Camila, tutora do projeto: mudança de paradigmas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/20/jundiai-capacita-agentes-de-saude-no-combate-as-drogas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original