Jundiaí capacita agentes de saúde no combate às drogas
Publicada em 20/02/2015 às 14:41O plano integrado de combate às drogas Crack, é Possível Vencer, articulado em Jundiaí por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), com apoio da Guarda Municipal e Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), está ganhando um importante reforço dentro do conjunto de ações que vêm sendo tomadas.
Teve início nesta sexta-feira (20) um curso de qualificação para os agentes comunitários de saúde dentro do projeto “Caminhos do Cuidado”, que envolve as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS), a Rede de Escolas Técnicas do SUS e o Ministério da Saúde.
LEIA TAMBÉM
Campanha de prevenção da dengue visita mais de 9 mil imóveis
Secretário de Saúde participa de reunião com São Vicente e FMJ
O “Caminhos do Cuidado” é um projeto pactuado pelo Ministério da Saúde, que consta entre as prioridades da Presidência da República no plano de enfrentamento ao crack. De acordo com a assistente social Camila Teixeira, uma das tutoras do projeto em Jundiaí, essa ação representa mudança de paradigmas em relação ao tratamento aos usuários de drogas. “Com isso, é possível potencializar as ações e ampliar os horizontes”, diz.
No caso de Jundiaí, a cidade demonstrou interesse pela capacitação, que terá carga de 40 horas, dividida em cinco encontros semanais. “Serão discutidos também os problemas enfrentados pelos agentes e técnicos de saúde no seu dia a dia”, explica Camila.
Além de Camila, a psicóloga Cíntia Tonetti Bonandin também é tutora e fará parte de todo o curso com os agentes locais, que está sendo realizado na Escola de Governo e Gestão do Município. No Brasil, serão atendidos 290 agentes, sendo 80 mil só na região sudeste.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
Segurança Pública Municipal investe em procedimentos operacionais padrão
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original