Procura por Oficinas Culturais surpreende no primeiro dia

Publicada em 02/03/2015 às 18:12

O início das inscrições para o Programa de Oficinas Culturais levou mais de 200 pessoas à Casa da Cultura nesta segunda-feira (2). Ao todo, foram oferecidas pela Secretaria de Cultura mais de 500 vagas em 20 cursos gratuitos nas áreas de artes cênicas, artes visuais, dança, música, literatura e audiovisual.

Segundo o coordenador das oficinas culturais, Carlos Pasqualin, a procura surpreendeu, “Antes mesmo de abrir a porta da Casa da Cultura, já havia gente esperando. Os candidatos foram organizados por ordem de chegada e receberam senhas para o preenchimento das fichas e entrega dos documentos”, informou Pasqualin.

MAIS CULTURA
Confira a relação das Oficinas Culturais
Galeria de Arte traz novas exposições para 2015

Festival Imagine Brazil é chance para jovens músicos
Solar abre exposição sobre o Patrimônio Cultural de Jundiaí

As inscrições para oficinas culturais, abertas nesta segunda, tiveram grande procura

As inscrições para oficinas culturais, abertas nesta segunda, tiveram grande procura

A advogada Fernanda Lucena, de 34 anos, que ano passado participou da oficina ‘Criação Literária: Crônica, Conto e Poesia’, este ano se inscreveu na de ‘Teoria e Prática Fotográfica’. “Fiquei antenada com a divulgação e vim assim que abriram as inscrições. As oficinas são uma ótima iniciativa da Secretaria de Cultura”, disse.

As amigas Thalita Cayres, de 31 anos, e Erica Bigheto, de 28, vieram em busca de inscrições para seus filhos na oficina de teatro infantil, mas acabaram elas mesmas se inscrevendo em ‘Estação do Circo’. “Espero superar minha timidez com esta oficina”, disse Thalita.

Já Marcela Tin, de 19 anos, estudante, na busca por ganho de conhecimento para área profissional, se inscreveu na oficina de ‘Imagem e Web – Da Arte ao Noticiário’. “É ligada à área que quero seguir futuramente”, comentou.

Bairros
Os bairros também receberão oficinas culturais. No Jardim São Camilo, haverá oficinas de Jazz para crianças e Teatro para Idosos, com inscrições no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim São Camilo – as inscrições de Teatro para Idosos também podem ser feitas na UBS-São Camilo. O Parque Botânico Tulipas recebe inscrições para a oficina de Dança dos Povos – Dança Circular. No Centro Comunitário do Parque Ingás as inscrições são para Fotografia. O Centro Comunitário do Novo Horizonte está com inscrições abertas para Literatura Oral e suas Manifestações Populares. Já para a oficina Estação do Circo, que vai ocorrer no CECE DR. Romão de Souza, as inscrições estão sendo feitas no Cras Tamoio.

Nos bairros, a prioridade das vagas é para os moradores. Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, ressalta que o intuito é facilitar o acesso da comunidade, e que outro meio utilizado para maior alcance de inscritos foi contar com as lideranças dos bairros. “As oficinas já vieram com a proposta comunitária e nós agarramos a ideia”, disse, para depois completar: “A aceitação tem sido grande, as lideranças dos bairros estão contentes, a demanda de cursos foi de acordo com a identidade local.”

Segundo Eufradísio Modesto, diretor de Cultura, “as oficinas possibilitam o atendimento de uma necessidade da população na busca de conhecimento cultural e de identidade nas artes. Todos querem aprender tanto por conhecimento, quanto para incremento profissional”.

A Secretaria de Cultura vai comunicar cada inscrito o dia do início das aulas de seu respectivo curso, previsto para o fim de março. Das 20 oficinas oferecidas, esgotaram-se no primeiro dia de inscrições as de Oficina de Escultura, O Curso Teatral, Teoria e Prática Fotográfica, Dança Contemporânea e Expressão Corporal, Oficina de Teatro, Oficina de Percussão e Violão Clássico.

Assessoria de Imprensa
Foto: PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/02/procura-por-oficinas-culturais-surpreende-no-primeiro-dia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original