3ª Semana do Consumidor é aberta com palestra

Publicada em 10/03/2015 às 11:24

Os direitos e deveres do consumidor bancário foram os assuntos abordados na palestra que abriu a 3ª Semana do Consumidor, na noite dessa segunda-feira (9), no auditório do Centro Universitário Padre Anchieta (Unianchieta). O evento é organizado pelo Procon Jundiaí.

Segundo o coordenador do Procon, Adílton Garcia, a atividade é uma das celebrações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, festejado dia 15 deste mês. “E preparamos uma semana para levar informação, serviços e palestras para todos os públicos consumidores”, explica, ao defender o slogan Consumidor bem informado é consumidor consciente.

LEIA TAMBÉM
3ª Semana da Língua e Cultura Italiana é aberta
Vão começar as oficinas do Plano Diretor Participativo

Adílton Garcia, a atividade é uma das celebrações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor,

Adílton Garcia: atividade é uma das celebrações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

Com o anfiteatro do Unianchieta lotado, o palestrante Diógenes Donizete Silva, coordenador do Núcleo de Trabalho do Superendividamento, orientou os alunos e professores dos cursos de direito, engenharia, administração, recursos humanos e ciências econômicas em como utilizar dos direitos bancários pautados na Lei do Consumidor e nas diretrizes do Banco Central.

“Muita gente desconhece que não é obrigatório o pagamento das taxas de contas bancárias, desde que não ultrapasse os serviços já oferecidos. Por exemplo, depois de sacar quatro vezes ao mês, o quinto saque você terá de pagar. Mas tudo é questão de se organizar”, diz.

Dica que a estudante de engenharia de alimentos Eunice Viviane Oliveira não sabia. “Com certeza vou buscar os meus direitos, porque os bancos nem sequer oferecem essa opção”, disse. A estudante inclusive já teve problemas com dívidas e disse que aprendeu a lição. “Participei de um mutirão de negociação e consegui eliminar as minhas contas e limpar o meu nome”.

Além do coordenador do Procon Jundiaí, a mesa também foi composta por João Guilherme Rodrigues, coordenador geral dos cursos, que representou o Centro Universitário Padre Anchieta; José Antonio de Oliveira Junior, secretário executivo do Fórum de Procons Paulistas; Domingos Paes Vieira Filho, coordenador do Procon de Sorocaba; e Aline Favorito, coordenadora do Procon de Itatiba.

Programação
Nesta terça-feira (10), o Procon promove teatro infantil na Emeb Prof. José Leme do Prado, às 10h e às 14h, com Leda Carolina de Faleiros Costa abordando o tema “Nossa Água”.

Na quarta (11) o coordenador Adílton faz uma palestra aos empresários no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) para apresentar a ferramenta Consumidor.gov.br. Na quinta-feira (12) é a vez dos alunos da Universidade Paulista (Unip) receberem a palestra sobre os direitos e deveres do consumidor bancário.

E na sexta (13) ocorre o encerramento da terceira edição da Semana do Consumidor com a presença da viatura do Procon nos Bairros, das 8h30 às 16h, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz) para realizar atendimento ao cidadão e distribuição de material impresso sobre direitos e deveres do consumidor.

Eunice (esquerda.): surpresa com informações

Eunice (esquerda.): surpresa com informações

Kadija Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/10/3a-semana-do-consumidor-e-aberta-com-palestra-na-unianchieta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original