Prefeitura realiza ação contra discriminação racial neste sábado (21)

Publicada em 20/03/2015 às 14:08

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado no sábado (21), terá em Jundiaí uma ação promovida pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), em frente ao Museu Histórico e Cultural ‘Solar do Barão’, às 10h.

LEIA TAMBÉM
Coordenadoria de Igualdade Racial ganha novo canal
PAT e Coordenadoria se juntam ao INSS para reabilitação
Executivo e Legislativo se unem pelos deficientes e idosos

Cepppir realiza evento do 21 de março pelo terceiro ano

Cepppir realiza evento do 21 de março pelo terceiro ano


Uma equipe vai panfletar informações sobre a data, a coordenadoria e contatos de denúncia. De acordo com a coordenadora da Cepppir, Valéria Fonseca, o objetivo é chamar atenção da população em torno da luta contra a discriminação racial.

“Essa é uma data pouco mencionada, apesar de ser internacional. Queremos que as pessoas adquiram uma informação que não tinham e reflitam sobre a igualdade, além de saber que podem contar com o apoio da Cepppir”, comenta.

Valéria explica o baixo número de denúncias que coordenaria já recebeu. “São poucas as denúncias que já atendemos, não porque não ocorrem casos de racismo, mas porque as pessoas ainda têm medo de denunciar.”

Ressalta ainda o trabalho de orientação realizado pela coordenadoria. “Nós colhemos a denúncia, relatamos em um documento com os meios legais, para que a pessoa possa entregar à delegacia para abrir o boletim de ocorrência”, completa.

Valéria Fonseca: 'A paz só é alcançada pela igualdade e respeito'

Valéria Fonseca: ‘A paz só é alcançada pela igualdade e respeito’

A data
Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 21 de março resgata a lembrança das pessoas que morreram no ‘massacre de Shaperville’, em Joanesburgo, na África do Sul, durante o regime do Apartheid, por simplesmente buscarem uma sociedade igualitária sem discriminação racial.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5.º, XLII, classificou a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível, sujeitando o delinquente à pena de reclusão.

“Queremos que as pessoas reconheçam a data e estejam cientes de que racismo é crime. Pensem que a paz só é alcançada pela igualdade e respeito”, reforça Valéria.

Rede Social
Além da ação no sábado (21), foi lançado canal de comunicação entre a coordenadoria e a população.

Com a página oficial na rede social Facebook, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, o canal vai divulgar ações da Cepppir e interagir com os munícipes.

Luiza Ronchi
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/20/prefeitura-realiza-acao-contra-a-discriminacao-racial-neste-sabado-21/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original