‘Saúde na Escola’ leva tratamento dentário inovador
Publicada em 20/03/2015 às 13:39Um grupo de 1,5 mil crianças de cinco escolas municipais da região norte da cidade estão recebendo tratamento dentário inovador: as cáries são tratadas dentro da Emeb, sem motorzinho e sem dor. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, desenvolvido em Jundiaí pelas Secretarias de Educação e Saúde.
“O PSE foi implantado no Município em 2014. Dentro do programa são realizados projetos nas áreas de nutrição e alimentação, psicologia, oftalmologia e odontologia. O ano passado foi feita a coleta de dados e agora estamos iniciando as ações, primeiramente, em cinco escolas”, explica o supervisor de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Everton Carareto, que adianta: “A ideia é, em breve, expandir o PSE para toda a rede municipal de ensino“.
LEIA TAMBÉM
Saúde faz campanha de vacinação contra raiva
Vereadores de Sorocaba conhecem gestão da merenda
Nessa quinta-feira (19), 57 crianças da Emeb Professora Patrícia Pires, no Parque Centenário, tiveram os dentes tratados pela equipe de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde. O número representa 22% do total de alunos da escola. A unidade tem em torno de 250 estudantes.
“Realizamos a restauração classificada como atraumática, ou seja, indolor e sem traumas. É um tratamento para cáries iniciais, em que é utilizado um material que elimina o problema. Já os casos em que não é possível esse tratamento, estes são encaminhados paras as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, informa uma das coordenadoras de projetos da Secretaria de Saúde, a dentista Evely Sartoti da Silva.
Além da Emeb Patrícia Pires, passam pelo tratamento estudantes das escolas Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Professora Aparecida Bernardi do Amaral, Professor João Fernandes Neto, localizadas no bairro Morada das Vinhas, e Américo Mendes, no bairro dos Fernandes.
A comunidade aprovou a iniciativa e aderiu ao programa. “É uma ação preventiva muito importante. Já tivemos casos de crianças terem que ir para casa porque estavam com dor de dente. É muito ruim. Os pais aprovaram e aderiam a essa novidade”, comentou a diretora da Emeb do Parque Centenário, Marinês de Oliveira Gatti.
Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original